Notícias

Resposta do governo é criar reserva

O Palácio do Planalto está para anunciar nesta quinta-feira que encaminhará ao Congresso projeto de lei, já negociado para tramitar em regime de urgência, criando o Programa de Florestas Nacionais. O projeto, além de autorizar e regular a concessão de áreas florestais na Amazônia, sob o regime de outorga de terra pública (sem cessão de propriedade), determinará também a criação de áreas de reserva, manejo e reservas extrativistas. Será criada a Estação Ecológica da Terra do Meio, em uma área de 3,3 milhões de hectares, em forma de lua, na margem direita da BR-163, que será de preservação integral, 80% dela em terras que o empreiteiro paranaense Cecílio Rego de Almeida alega serem de sua propriedade. Dois meses atrás, o Ministério do Meio Ambiente detectou ali, por meio do sistema de monitoramento por satélites em parceria com o INPE, um desmatamento de 6,2 mil hectares em apenas dois dias. Acionou o Ibama, que encontrou no local barracões e uma estrutura de desmatamento em larga escala. Mais acima, será criado o Parque Nacional do Pardo, com uma área de 445 mil hectares.No lado esquerdo, será criada a Floresta Nacional de Balata Tufani, na qual será permitido o manejo florestal por concessão, baseado em plano de outorga que terá que ser elaborado previamente. Em dois pontos, no rio Xingu e em Riozinho da Liberdade, serão criadas reservas extrativistas.O MMA pretendia fazer tudo isso por meio de medida provisória, mas a eleição do deputado Severino Cavalcanti para a presidência da Câmara levou o governo a mudar para um projeto de lei e negociou para que seja examinado em regime de urgência. O Ministério espera, com esta lei, congelar a situação na Terra do Meio até que ela seja ordenada, com os respectivos planos de outorga e manejo.

Sérgio Abranches ·
17 de fevereiro de 2005 · 21 anos atrás
  • Sérgio Abranches

    Mestre em Sociologia pela UnB e PhD em Ciência Política pela Universidade de Cornell

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
8 de maio de 2026

Academia Brasileira de Ciências debate futuro dos oceanos e prepara dossiê científico sobre desafios globais

Inspirado pela Década da Ciência Oceânica da ONU, o evento reuniu pesquisadores para discutir mudanças climáticas, governança global e inovações tecnológicas voltadas ao futuro sustentável

Salada Verde
8 de maio de 2026

Turismo em unidades de conservação federais movimenta R$ 40,7 bilhões e reforça pressão por investimentos

Estudo do ICMBio aponta que turismo em áreas protegidas gerou R$ 20,3 bilhões ao PIB e arrecadação superior ao dobro do orçamento do órgão em 2025

Notícias
8 de maio de 2026

MPF pede prioridade máxima para criar Refúgio de Vida Silvestre após atentado na Serra da Chapadinha

Ofícios enviados a órgãos estaduais e federais pedem também a investigação rigorosa do crime e, proteção imediata das vítimas e comunidades tradicionais que vivem na serra

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.