Notícias

A vez de Sergipe

Está prestes a sair do papel o primeiro Parque Nacional no estado de Sergipe. O decreto de criação do Parque Nacional da Serra de Itabaiana deve seguir nos próximos dias para a sanção presidencial. A região já era conhecida como Estação Ecológica, embora o processo de criação da unidade de conservação nunca tenha sido concluído. Agora, como Parque Nacional, em vez do uso restrito à pesquisa a área poderá abrigar atividades de ecoturismo. Localizada a cerca de 50 km de Aracaju, a Serra de Itabaiana é rica em nascentes e conta com belas cachoeiras, além de funcionar como área de transição entre a Mata Atlântica, a Caatinga e o Cerrado. O Ibama ainda não estipulou o número de funcionários que vão cuidar dos 7 mil hectares de área preservada. Mas sabe que um dos maiores desafios na Serra de Itabaiana é o combate ao fogo. Todos os anos são contabilizados centenas de focos na região, por isso uma brigada anti-incêndio com 30 pessoas começou a ser treinada nesta terça-feira, 19 de abril.

andreia · Andreia Fanzeres ·
19 de abril de 2005 · 21 anos atrás
  • Andreia Fanzeres

    Jornalista. Coordena o Programa de Direitos Indígenas, Política Indigenista e Informação à Sociedade da OPAN.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca. Foto: Simone Corrêa Becker / Wikimedia
Notícias
2 de julho de 2026

Câmara aprova regime de urgência para PL que reduz APA da Baleia Franca, em SC

Com isso, projeto de lei que exclui parte terrestre da Área de Proteção Ambiental (APA) no litoral catarinense pode ir direto ao Plenário para votação

Colunas
2 de julho de 2026

Quem nasceu primeiro: a ciência ou a ancestralidade?

Reconhecer os saberes tradicionais não é olhar para trás, mas compreender que uma sociobioeconomia justa e sustentável só se constrói quando ciência e ancestralidade caminham juntas

Notícias
2 de julho de 2026

Copa do Mundo das áreas protegidas: Grupo I

Bicampeã mundial e candidata ao título, a França também se destaca na conservação da natureza, com quase 7 mil áreas protegidas e parques

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.