Notícias

Catarina é furacão

Depois de mais de um ano de polêmica, cientistas brasileiros e estrangeiros bateram o martelo: o Catarina foi um furacão. Ele atingiu o estado de Santa Catarina em março de 2004 e desde então sua classificação causava discórdia entre especialistas. Ciclone extratropical e ciclone subtropical eram as outras alternativas para definir o fenômeno, que nunca tinha ocorrido na região. A conclusão foi apresentada nesta quarta-feira na sede do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP), onde foi realizado um workshop com a presença de 160 pesquisadores dos principais centros de tecnologia do país e convidados do Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) e do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica (NCAR), dos Estados Unidos. Mas a decisão não significa consenso. A palavra final só veio momentos antes da coletiva para a imprensa, no encerramento do evento. Certeza mesmo quanto ao Catarina, os cientistas têm uma: o fenômeno vai se repetir em algum momento no Atlântico Sul.

Lorenzo Aldé ·
29 de junho de 2005 · 21 anos atrás
  • Lorenzo Aldé

    Jornalista, escritor, editor e educador, atua especialmente no terceiro setor, nas áreas de educação, comunicação, arte e cultura.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
22 de abril de 2026

Morte de onça em MS faz projeto de lei de 2015 avançar na pauta da Câmara dos Deputados

Caso na BR-262 recoloca em pauta projeto que prevê medidas para reduzir atropelamentos de fauna em rodovias brasileiras; PL será votado no Plenário

Salada Verde
22 de abril de 2026

PF e Ibama destroem 15 dragas em operação contra garimpo ilegal no rio Madeira

Operação destruiu equipamentos de dragagem em Rondônia e busca avançar sobre financiadores e redes que sustentam o garimpo ilegal no rio Madeira

Cenário num dos pontos de acesso à Resex de Cassurubá. Foto: Eduardo Melo / Instituto Baleia Jubarte / WWF-Brasil
Reportagens
22 de abril de 2026

Falta de água, banheiro e peixes pode complicar a conservação

Comunidades enfrentam precariedades e pressões externas enquanto mantêm ambientes e modos de vida tradicionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.