A Tapirus terrestris, mais conhecida como anta brasileira, exerce um papel ecológico importante pela sua incrível capacidade de dispersão de sementes, contribuindo, assim, para a formação e manutenção da biodiversidade dos biomas brasileiros. Essa excelente função atribuiu-lhe o apelido de jardineira de nossas florestas. E nada mais justo do que saber mais sobre esta espécie e identificar as ameaças enfrentadas. Para isso, pesquisadores da Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira (INCAB), do IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas) lançou, nesta terça-feira (12), uma campanha de crowdfunding para arrecadar recursos para a realização de sua primeira expedição à Amazônia.
“A Amazônia, a maior floresta tropical do mundo, é o último bioma do país onde a espécie ainda não foi estudada sistematicamente. A floresta amazônica e sua biodiversidade são extremamente importantes em diversas esferas, desde a conservação de nossa biodiversidade, até a preservação cultural de populações tradicionais, o balanço hídrico do país e do mundo e a redução dos efeitos do aquecimento global. A anta vai nos ajudar a gerar subsídios para a conservação da Amazônia”, afirma Patrícia Medici.
A expedição será realizada em junho de 2019. Em 30 dias, a equipe irá percorrer mais de 5 mil quilômetros ao longo da área conhecida como arco sul do desmatamento, passando por três estados brasileiros – Rondônia, Mato Grosso e Pará. O dinheiro arrecadado pela campanha será utilizado para cobrir as despesas da logística da expedição.
A INCAB foi criada em 1996 pela pesquisadora e conservacionista Patrícia Medici, que implementou na Mata Atlântica um programa pioneiro de pesquisa aplicada à conservação do maior mamífero terrestre da América do Sul. A partir daí, monitoramentos de longo-prazo vem sendo recorrentes, como os realizados na Mata Atlântica (1996-2007), Pantanal (2008 – em andamento) e Cerrado (2015 – em andamento). Com isso, a INCAB se tornou o maior banco de dados sobre a espécie no mundo.
Serviço
As doações podem ser feitas pelo site TAPIRAMAZON, onde os interessados poderão também saber mais sobre a campanha.
Em junho, período em que será realizada a viagem, o INCAB-IPÊ disponibilizará os seguintes canais para quem quiser acompanhar a expedição:
Website – www.tapirconservation.org.br
Facebook – www.facebook.com/INCAB.BRASIL
Instagram – @INCAB_BRASIL
Twitter – @INCAB_BRASIL
YouTube – www.youtube.com/c/INCABBrasil
Leia Também
Extintas no Rio, antas são reintroduzidas próximas ao Parque Estadual dos Três Picos
Leia também
Extintas no Rio, antas são reintroduzidas próximas ao Parque Estadual dos Três Picos
O maior mamífero terrestre do país se prepara para viver livre ao lado do maior parque do estado. Iniciativa é uma aposta para o sucesso da recuperação dos corredores de Mata Atlântica →
Atropelamentos de antas e capivaras também matam humanos
Estudo feito no Mato Grosso do Sul estimou a perda de 250 antas. No mesmo tipo de acidente, também morreram pelo menos 18 passageiros de carros envolvidos. →
Anta-brasileira: um gênio solitário e incompreendido
A fama de pouco inteligente é pura maldade. Ignorando as críticas, a homenageada da semana nada calmamente ao longo do rio. Foto: VenturaB →