Notícias

Pesquisadoras brasileiras ganham prêmio internacional de conservação ambiental

Trabalhos de pesquisa e conservação com a anta brasileira, por Patrícia Medici, e com o mico-leão-preto, por Gabriela Rezende, ganham prêmios do Whitley Award

Duda Menegassi ·
29 de abril de 2020 · 4 anos atrás
Patrícia Medici foi premiada com o Whitley Gold Award por seu trabalho com as antas. Foto: João Marcos Rosa.

Duas pesquisadoras brasileiras, cada qual com seu projeto, foram reconhecidas com dois prêmios em uma das premiações internacionais mais importantes na conservação ambiental, o Whitley Award. A ecóloga Patrícia Medici, que dedica sua vida à conservação da anta no Brasil, ganhou o Whitley Gold Award. Já a bióloga Gabriela Cabral Rezende, que pesquisa o mico-leão-preto, levou o Whitley Award. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (29) pelo Whitley Fund for Nature, responsável pela premiação.

Todo ano, a iniciativa elege um vencedor principal, categoria Gold Award, que este ano premiou a brasileira Patrícia Medici. Há 24 anos, Patrícia desenvolve ações de pesquisa e conservação das antas (Tapirus terrestris) e seu habitat. Referência mundial sobre a espécie, ela é uma das coordenadoras da Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira, projeto do IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas), e criou o maior banco de dados sobre a espécie no mundo.

“Receber este prêmio é extremamente importante, particularmente pelo momento pelo qual passamos. Mais do que nunca, precisamos ressaltar a importância de manter o equilíbrio de nossos ecossistemas. A atual crise com a pandemia que vivemos está intimamente conectada com a destruição de nossos ecossistemas e com a forma como lidamos com a natureza. Conservacionistas como eu devem participar ativamente na definição da agenda ambiental na próxima década”, convoca a pesquisadora.

A anta, maior mamífero terrestre da América do Sul, atualmente é considerada como vulnerável pela Lista Vermelha da IUCN. “Considerada a jardineira das florestas, a anta promove a renovação desses ambientes através da dispersão de sementes. Diversas espécies de plantas somente existem porque suas sementes passam pelo trato digestivo da anta. A anta ‘brinca’ com a composição e diversidade da floresta e é grandemente responsável pela formação e manutenção da integridade desses ambientes”, explica Patrícia.

Ao longo dos seus 24 anos de trabalho, Patrícia construiu o maior banco de dados sobre antas do mundo. Foto: João Marcos Rosa.

Com o financiamento de 40 mil libras recebido junto ao prêmio, Patrícia espera fortalecer e ampliar as ações de conservação por todo país. Um dos objetivos da Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira é começar a trabalhar na Amazônia, com foco no estudo e na redução de ameaças a antas ao longo do arco sul do desmatamento nos estados de Mato Grosso e Pará.

De acordo com o fundador do Whitley Fund for Nature, “O trabalho de Patrícia é vital para combater o desmatamento no Brasil e proteger esta espécie incrível que é a anta. Sua dedicação à pesquisa, à educação e à capacitação são um exemplo brilhante de um trabalho eficaz. Patrícia Medici é uma voz forte da conservação no Brasil e no mundo. Temos o privilégio de poder continuar a oferecer nosso apoio a esta causa”.

Além da categoria principal, outros 6 pesquisadores ao redor do mundo foram premiados com o Whitley Awards, em reconhecimento ao seu trabalho na conservação. Em meio a este seleto grupo, está Gabriela Cabral Rezende e a iniciativa de pesquisa com o mico-leão-preto (Leontopithecus chrysopygus), espécie considerada em perigo de extinção.

Há 9 anos a bióloga coordena o Programa de Conservação do Mico-Leão-Preto, do IPÊ, que atua há 35 anos pela proteção da espécie. Estima-se que existam apenas 1.800 micos-leões-pretos na natureza, espécie que ocorre apenas na Mata Atlântica do estado de São Paulo, o habitat remanescente da espécie é altamente fragmentado o que impõe uma ameaça a mais na conservação dos micos.

“O mico-leão-preto só existe no estado de São Paulo. Tanto que é a espécie símbolo do estado. Temos a responsabilidade de garantir sua existência. Estou extremamente agradecida pelo prêmio, que nos ajudará a continuar um trabalho de conservação que precisa ser contínuo”, afirmou Gabriela, em referência ao valor de 40 mil libras recebido junto com o prêmio.

Gabriela coordena o projeto de conservação dos ameaçados mico-leão-preto. Foto: Katie Garret.

A restauração florestal e criação de corredores florestais para conectar fragmentos de Mata Atlântica isolados é uma das estratégias para apoiar a preservação da espécie. Além disso, a ação contribui com a capacitação e geração de renda da população, através de parcerias com viveiros comunitários e plantios agroflorestais que ajudam a formar os corredores.

Entre as ações prioritárias financiadas pelo prêmio está exatamente a plantio de mais corredores para formação de um contínuo florestal de 45 mil hectares. Além disso, a pesquisadora pretende transferir grupos de micos-leões-pretos para porções de florestas mais adequadas para sua sobrevivência. Isso é parte de um plano para prevenir a consanguinidade genética e garantir que esses pequenos primatas tenham o espaço necessário para sobreviver.

“Enquanto conservacionista, meu sonho é salvar espécies ameaçadas de extinção. Fazer a diferença para uma espécie e seu habitat é o caminho que encontrei para deixar um planeta melhor para as gerações futuras e inspirá-las a se envolver com a conservação, seja profissionalmente ou nas ações do dia-a-dia. Com o prêmio, espero também poder motivar outras cientistas mulheres a atuar pela conservação ambiental”, complementa Gabriela.

Formação de corredores florestais de Mata Atlântica é parte da estratégia para conservação dos micos. Foto: IPÊ/Divulgação.

 

Leia Também 

Por trabalho na conservação de antas, brasileira ganha prêmio internacional

Um crowdfunding para estudar a anta brasileira na Amazônia

Anta-brasileira: um gênio solitário e incompreendido

 

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Notícias
25 de janeiro de 2013

Anta-brasileira: um gênio solitário e incompreendido

A fama de pouco inteligente é pura maldade. Ignorando as críticas, a homenageada da semana nada calmamente ao longo do rio. Foto: VenturaB

Salada Verde
12 de março de 2019

Um crowdfunding para estudar a anta brasileira na Amazônia

Equipe de pesquisadores da Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira, do IPÊ, busca apoio coletivo para realização de expedição no bioma Amazônia

Salada Verde
13 de junho de 2019

Por trabalho na conservação de antas, brasileira ganha prêmio internacional

National Geographic Society premiou Patrícia Medici, do Instituto Ipê, pelo seu trabalho na conservação da espécie Tapirus terrestris

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 2

  1. Fernando Fernandez diz:

    Parabéns a ambas! Em especial à Patrícia, para quem este prêmio é uma justa recompensa por um dedicado e maravilhoso trabalho de vida inteira pela conservação das antas. Estes animais são subestimados na nossa cultura mas muitíssimo interessantes e valiosos quando a gente olha de perto. Parabéns também à Gabriela, cujo trabalho eu conhecia menos mas que certamente tem também muito valor, e à Duda, por repercurtir essa inspiradora premiação em O Eco.