Análises

Uso do álcool etílico como combustível aeronáutico

De Wilson Cavalcanti São José dos Campos, SPCaro Manoel Francisco:Na semana passada (3 e 4 de agosto), assisti ao "1o. Seminário sobre o uso do álcool etílico (AEHC96) como combustível aeronáutico - Oportunidades e Perspectivas ", no CTA em São José dos Campos, SP. Uma idéia muito feliz, discutidu-se uma pauta interessante sobre a o tema (veja-o completo), que tem tudo a ver com aviação agrícola e aviação geral, mas muito também com o meio ambiente.A substituição da gasolina de aviação pelo álcool etílico como combustível (de fonte renovável) a mover a frota de aeronaves pulverizadoras de insumos agrícolas sobre as nossas plantações significará eliminar a deposição de chumbo que é feita sistematicamente pelas aeronaves atuais, movidas a gasolina. O chumbo tetraetila, já eliminado na gasolina automotiva (onde foi substituído pelo álcool) continua presente na gasolina de aviação para lhe garantir a octanagem mínima requerida pelos motores aeronáuticos.Na verdade, a utilização do álcool como combustível da aviação agrícola já se faz de forma "informal" em boa parte da frota de aviões agrícolas em operação. Devido ao alto preço da gasolina de aviação (quase 4 vezes o do álcool), os operadores simplesmente partiram para conversões por conta e risco, sem o processo de homologação que é obrigatório para qualquer alteração em uma aeronave, quanto mais em seu grupo motopropulsor...Essas conversões são absolutamente ilegais. E são um grande abacaxi na mão das autoridades, porque, se de um lado elas não podem aceitar essa ilegalidade, interditar toda a frota convertida informalmente para o álcool - a reação prevista na Lei - significaria um dano econômico considerável ao país, pois as grandes safras que vêm garantindo os grandes superavits de nossa balança de pagamento têm contado com a ajuda da aviação agrícola, boa parte dela operando ilegalmente...No seminário se discutiu isto e muito mais. A opção pelo álcool é, para o nosso país uma boa saída, as vantagens são muitas em face de alguns poucos obstáculos, todos passíveis de serem resolvidos ou ao menos mitigados. Há um projeto em estruturação pelo BNDEs que incentivará a busca de soluções para os atuais aviões "ilegais" e que poderá resultar em grande incentivo à aviação geral. Há uma aeronave nacional já fabricada com propulsão a álcool. Estamos na vangurda mundial nesse campo!Os resultados das discussões no seminário certamente permitirão algumas ações que acelerarão a adoção do álcool na aviação argrícola e geral. Vamos ver como isso se dará.Um abraço,

Redação ((o))eco ·
12 de agosto de 2005 · 20 anos atrás

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