Análises

Dá para acreditar?

De Assessoria de ComunicaçãoSecretaria do Verde e do Meio AmbienteEm resposta à nota da Seção Salada Verde, 06/07/2006, sob o título "Dá para acreditar?", esclarecemos que compete à Prefeitura de São Paulo, através das Subprefeituras, atuar na fiscalização de uso e ocupação de solo.O empreendedor de natureza residencial, comercial ou outra, que consegue o Alvará, preenche os requisitos da Lei. Tecnicamente o aumento do numero de alvarás significa o aumento da fiscalização e a aplicação de parâmetros contidos nas leis que incidem sobre a área.A maioria das ocupações na Área de Proteção aos Mananciais são realizadas à margem da lei e dos padrões urbanísticos e ambientais mínimos. A gestão dessas áreas é compartilhada entre Estado e Município e tem obtido sucesso em seu trabalho de proteção aos recursos naturais e melhoria da qualidade de vida da população.A preocupação e a ação principal da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente do Município de São Paulo incidem, pois, sobre os processos ilegais. Embora a expansão urbana na área de Mananciais continue, a fiscalização vem se ampliando gradativamente impedindo ocupações e, por vezes, procedendo a desocupação de áreas. Esta pressão do poder público, decerto, também obriga proprietários a buscar a legalização e nesse sentido realizar o uso sustentável dessas áreas.

Redação ((o))eco ·
24 de julho de 2006 · 20 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
27 de março de 2026

Mobilização coletiva na Baía de Guanabara retira mais de 400 kg de resíduos

O CleanUp Bay, reuniu voluntários na Baía de Guanabara para coletar resíduos e alertar sobre os impactos da poluição no ecossistema local

Salada Verde
27 de março de 2026

Ameaçado globalmente, tubarão-azul ganha maior proteção no Brasil

País anuncia regras mais restritivas para o comércio internacional da espécie. Normas incluem proibição da comercialização de barbatanas

Análises
27 de março de 2026

Nem todas as iniciativas do Congresso Nacional são contrárias à agenda política climática

Apesar do histórico ruim e do lobby em favor de retrocessos, há um pacote de bons projetos que podem trazer avanços reais em 2026. Precisamos conhecê-los para pressionar por avanços

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.