De Marcelo Z. Afonso
O artigo do Sr. Fábio Olmos é um inventário dos problemas que temos e não uma busca pela solução. O Lula não faz apologia da ignorância, ele apenas lembra ao povão que com trabalho árduo é possível ascender na vida honestamente, como foi o caso dele, mesmo tendo pouca instrução. Ele conseguiu melhorar a economia após receber o país falido porque tem pensamento positivo, como é comum aos imigrantes que progridem. E se não faz melhor, é porque aqueles que detêm o conhecimento ao invés de buscar meios de difundi-lo aos incultos, preferem chorar os erros passados e seus resultados presentes.
Cito um exemplo positivo: anos atrás um pesquisador mostrou com dados numéricos que a derrubada da mata e o aterro das lagoas de Campos/RJ para plantar cana diminuiu a produtividade. Concluindo que descuido com o ambiente traz prejuízo financeiro.
É esse tipo de informação que precisamos gerar e, principalmente, divulgar. Remoer os erros como algo insolúvel é estratégia de conservador que quer as coisas como estão.
Leia também
STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas
Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas →
Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal
Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção →
Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional
Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira →




