Análises

Triste trópicos de Murici II

Paulo André Vieira ·
12 de fevereiro de 2008 · 19 anos atrás

De Marcelo Z. Afonso

O artigo do Sr. Fábio Olmos é um inventário dos problemas que temos e não uma busca pela solução. O Lula não faz apologia da ignorância, ele apenas lembra ao povão que com trabalho árduo é possível ascender na vida honestamente, como foi o caso dele, mesmo tendo pouca instrução. Ele conseguiu melhorar a economia após receber o país falido porque tem pensamento positivo, como é comum aos imigrantes que progridem. E se não faz melhor, é porque aqueles que detêm o conhecimento ao invés de buscar meios de difundi-lo aos incultos, preferem chorar os erros passados e seus resultados presentes.

Cito um exemplo positivo: anos atrás um pesquisador mostrou com dados numéricos que a derrubada da mata e o aterro das lagoas de Campos/RJ para plantar cana diminuiu a produtividade. Concluindo que descuido com o ambiente traz prejuízo financeiro.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



É esse tipo de informação que precisamos gerar e, principalmente, divulgar. Remoer os erros como algo insolúvel é estratégia de conservador que quer as coisas como estão.

  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site. →

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Análises
5 de novembro de 2026

COP17: entre os limites da diplomacia e a urgência da biodiversidade

As COPs não têm o poder de resolver sozinhas a crise ambiental, mas seu papel está longe de se limitar à produção de discursos e compromissos vazios →

Colunas
4 de novembro de 2026

E quem cuida de quem coexiste com as onças?

A conservação de grandes felinos depende da parceria com as comunidades, que precisa ser construída também nos momentos em que elas precisam de apoio →

Análises
4 de novembro de 2026

PPBio: mais de 20 anos de pesquisa a serviço da biodiversidade brasileira

Com mais de 2.500 pesquisadores e atuação em todos os biomas brasileiros iniciativa articula pesquisa científica para subsidiar políticas públicas e fortalecer a conservação →

Mais de ((o))eco

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.