Análises

Os índios, sempre os índios III

Redação ((o))eco ·
18 de abril de 2008 · 16 anos atrás

De Ivo Di “Sir” Jeep

Curioso o combate ao artigo de Truda . Cada um tem seu estilo. Este é o dele. O de uma pessoa indignada com todas as aberrações que presenciamos no país, nos últimos anos, como enterrar bilhões no solo do nordeste para roubar água de um rio moribundo; de “legalizar” grilagem de terras roubadas à floresta amazônica, ao cerrado, à Mata Atlântica.

Agora vieram com “racismo ambiental” e “justiça ambiental”, dois conceitos chupados das lutas contra o racismo dos USA e querem que isto seja válido no USB (United States of Brazil).Temos a questão de Abrolhos que será destruído pela carcinicultura e tantas outras reservas.

Não devemos esquecer que a Romênia tem, efetivamente, 10% de seu território como Áreas de Preservação Ambiental que funcionam. As nossas, são apenas para “vender e entregar” a estrangeiros que vêm destruir o que não mais têm em suas terras.

A questão do AMBIENTALISMO no USB está mal conduzida porque parte de cima, não das bases que, no fundo, a grande maioria quer mesmo é aparecer. Também não concordo com essa história de “populações tradicionais” do jeito que vêm tratando porque não passa de populismo barato, de quinta categoria, para angariar votos.

O que TODOS OS BRASILEIROS, sem distinção de classe, credo, cor ou raça DEVEM fazer é EXIGIR o desenvolvimento com RESPONSABILIDADE e atitudes ADULTAS e não como disse o molusco brazilensis “não é o maio ambiente que vai parar o progresso do país”, ou como, em 71, numa reunião de cúpula, na Europa, o representante dos USB disse que “o brazil receberá de braços abertos a poluição” quando todos os presentes lutavam para combater a poluição.

Não é atacando Truda que alguém fará sua parte. Procurem refletir no que leram, extraiam as verdades e, até concordo, releguem a segundo plano o que não aceitam. Mas a verdade é uma só: CHEGA DE HIPOCRISIA NO TRATO À PRESERVAÇÃO AMBIENTAL. É mão na massa e cobrar de quem de direito que façam a coisa direito.

Leia também

Reportagens
23 de abril de 2024

COP3 de Escazú: Tratado socioambiental da América Latina é obra em construção

No aniversário de três anos do Acordo de Escazú, especialistas analisam status de sua implementação e desafios para proteger ativistas do meio ambiente

Salada Verde
23 de abril de 2024

Querem barrar as águas do ameaçado pato-mergulhão

Hidrelétricas são planejadas para principais rios onde vive o animal sob alto risco de extinção, na Chapada dos Veadeiros

Salada Verde
22 de abril de 2024

Livro destaca iniciativas socioambientais na Mata Atlântica de São Paulo

A publicação traz resultados do Projeto Conexão Mata Atlântica em São Paulo, voltados para compatibilização de práticas agropecuárias com a conservação da natureza

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.