Análises

Quem saiu do governo foi o símbolo II

Redação ((o))eco ·
16 de maio de 2008 · 18 anos atrás

De Fernando Cesar Mesquita

Marcos: respeito a senadora Marina por sua história de vida mas nunca como ministra do Meio Ambiente. Como autor do projeto de criação do Ibama e com acompanhamento permanente do problema ambiental, posso dizer que está havendo grande equívoco na avaliação do trabalho de Marina no MMA. Na verdade, ela é ótima de discurso, mas na prática, nunca administrou com a necessária competência. Qualquer servidor do Ibama sabe que a má gestão caracterizou a passagem da ministra pela pasta ambiental. Desde que se criou o famigerado Instituto Chico Mendes todos sabiam que o caos aumentaria na gestão ambiental, e tive a oportunidade de afirmar isso em artigo que escrevi para o O Estado de S. Paulo, sob o título caos e retrocesso. Outra coisa: as licenças demoram porque os técnicos competentes sumiram dos quadros do Ibama. Agora existem os ” analistas ambietais ” pouco qualificados para opinar sobre questões complexas. Acredito que o Minc fará um bom trabalho se se livrar das ongs que dominam o MMA. Parabéns pelos seu artigo.

Leia também

Salada Verde
23 de janeiro de 2026

Capobianco presidirá a COP 15 das Espécies Migratórias

Secretário-executivo do MMA liderará a Conferência das Partes, que este ano ocorrerá em Mato Grosso do Sul; é a primeira vez que o Brasil sedia o evento

Salada Verde
23 de janeiro de 2026

UTE São Paulo: Ibama nega licença prévia para a maior termelétrica a gás fóssil do país

Órgão ambiental arquivou processo de licenciamento após verificar falhas no Estudo de Impacto Ambiental apresentado; Usina estava projetada para ser construída em Caçapava (SP)

English
23 de janeiro de 2026

Reforesting may be the most urgent policy to save the Amazon

Transforming already deforested areas into forest-based productive systems emerges as a decisive strategy in the face of traditional measures that are failing

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.