Análises

Eduardo Pegurier

Redação ((o))eco ·
9 de junho de 2008 · 17 anos atrás

De Monica

Caro Eduardo Pegurier,

Você conhece os conceitos de agrofloresta? O problema não é o eucalipto é a monocultura, a natureza tende para complexidade e riqueza é biodiversidade, a monocultura é andar para traz. É pobre e esta no caminho da entropia. Como economista já deveria saber disto.

Costumo ler sua coluna, mas agora tenho que dizer que sua análise é muito simplista e imediatista.

“Tecnologia se traduz em conhecimento que nos permite tirar mais produção de uma dada quantidade de insumos.”

Às vezes é preferível não usar tanta tecnologia assim e não tirar tantos insumos, mas usar a terra de uma forma mais racional e garantir a sua longevidade produtiva como é o pendamento da Agrofloresta.

“Avançados=trangênicos”
O avanço neste caso é um conceito meio relativo , não acha?

“Os eucaliptos são a solução, ao invés do problema”

Depende como forem plantados em monocultura te garanto que não.

Nâo acredito que estou lendo isto no “Eco”

Meu querido isto é uma visão a curto prazo , com este tipo de raciocínio a terra produtiva esta se exaurindo.

Abç,

Em tempo
Agora entendi tem um banner da Aracruz patrocinando este site, está explicado.

Resposta do colunista Eduardo Pegurier:

Cara Mônica,
Não tenho pretensão de dono da verdade nem de abarcar todo o conhecimento disponível. Procuro, nas colunas, analisar temas interessantes e informar ao leitor. Continuo acreditando que a tecnologia é uma das melhores amigas do meio ambiente. Protegê-lo pede menos consumo das pessoas e o máximo de eficiência na produção. Não será fácil alimentar todas as bocas do planeta sem avançar sobre as florestas. Para isso, precisaremos de métodos agrícolas cada vez melhores. O eucalipto também é um poupador de florestas. Quanto à insinuação de que O Eco favorece a Aracruz, ela é descabida. O Eco é um espaço de reportagens factuais e de opiniões diversas, porém assumidas. Não ouvimos nem lemos sempre o que queremos. Nem por isso é aceitável fazer uma acusação, como a sua, encoberta, leviana e sem qualquer prova.

Leia também

Análises
23 de maio de 2025

Pela transição energética Norte-Sul pactuada na COP30

Uma tal prioridade técnico-econômica tanto levaria à substituição mais rápida das fontes energéticas predominantes, quanto ampliaria o leque das demais renováveis e superaria o impasse Norte-Sul

Análises
23 de maio de 2025

A importância da rede de colaboração em prol da conservação dos manguezais no litoral norte do Paraná

Como organizações, comunidades e governo vêm integrando ações de monitoramento, pesquisa científica e restauração de manguezais, que impulsionam políticas públicas e a prática da economia restaurativa no litoral norte do Paraná

Notícias
22 de maio de 2025

Governo, ongs e sociedade civil se manifestam contra aprovação do PL do Licenciamento

"Retrocesso sem precedentes" é a definição que autoridades e especialistas em meio ambiente e clima usaram em relação ao projeto votado pelos senadores

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.