Análises

Biomas esquecidos II

Redação ((o))eco ·
30 de julho de 2008 · 16 anos atrás

De Vagner Olha, sinceramente, transito nessa área natureza e cultura há alguns anos. Nada mais controverso, complicado e, por isso mesmo, apaixonante do ponto de vista científico.Há um sério problema entre biólogos e antropólogos que não se resolve somente com críticas. Por isso, embora saiba da integridade e responsabilidade científica tanto de um como de outro, não acho que nem o Olmos nem o Diegues sejam as pessoas mais indicadas para isso. Não vejo um conhecimento integral em nenhum dos dois, infelizmente. Nem o “mito do paraíso desabitado” e nem o estricto sensu biológico podem resolver esse problema de terras indígenas, proteção integral e resex na Amazônia. Aliás, o dia em que realmente houver uma integração não apenas teórica do debate, mas de persistência no campo da pró-atividade, isso com certeza pode ter um outro desfecho. A solução disso, meus amigos, está na união dessas áreas às vezes tão díspares.