Análises

A Cabeça do Leão

Logo de manhã, o locutor do rádio avisa: em 27 dias a Copa do Mundo começará. Dirijo para o trabalho e faço as contas: vai dar para subir a Lion´s Head depois do expediente.

Pedro da Cunha e Menezes ·
14 de maio de 2010 · 14 anos atrás

Logo de manhã, o locutor do rádio avisa entusiasmado: em 27 dias a Copa do Mundo começará. Enquanto dirijo para o trabalho, vou olhando a Montanha da Mesa, cuja imponência domina a paisagem da Cidade do Cabo. Está imaculada, limpa, maravilhosa, tentadora. Faço as contas. Vai dar para subir a Lion´s Head depois do expediente. Se me apressar subo com luz e desço no lusco-fusco. Com sorte o céu estará aberto e vou ver um por do sol tão bonito quanto o de ontem.

Lion´s Head é a trilha mais acessível de Cape Town para quem sai do Centro da Cidade. Fica no topo de Signal Hill e a gente consegue chegar lá a partir do Centro em menos de 10 minutos. São vários os seus acessos. Todos eles convergem para duas rotas principais, uma fácil e outra média. Cada uma tem cerca de 2 km de estensão. Ambas são muito bem sinalizadas e têm manutenção periódica de corrimãos, degraus e drenagem.

Alcançar o topo dos 669 metros de alttitude de Lion´s Head é uma questão de honra para todos os capetonians. A cabritada, que demora cerca de uma hora e quinze minutos, cativa a cidade inteira. Nas luas cheias é comum haver mais de cinquenta pessoas no cimo. Vale a pena, a vista é espetacular, mesmo para quem não termina o caminho. A trilha vai circulando a Cabeça do Leão e com isso oferecendo ao montanhista diferentes ângulos da cidade. Inclusive a melhor visão que já tive da Montanha da Mesa!

Não é de estranhar que um lugar tão mágico tenha atraído tanta gente. A boa notícia é que os amantes da montanha se organizaram para criar a Associação dos Amigos de Lion´s Head, que organiza passeios, ajuda na manutenção das trilhas, atualiza os mapas e lidera muitirões para eliminar as espécies exóticas da área (http://www.friendsoflionshead.org.za/). A má notícia é que tamanho fluxo de gente acaba atraindo também a bandidagem e pequenos roubos passaram, de uns tempos para cá, a acontecer na região, como atesta a sinalização erigida pelas autoridades. Mesmo isso, contudo, parece estar sob controle. Antes de subir, recebi a garantia de um montanhista que os Amigos de Lion´s Head tinham conseguido que a polícia designasse um veículo para patrulhar seus acessos. Pareceu-me conversa para boi dormir. Não era. Tanto ontem, quando subi a Signal Hill, quanto hoje quando fui à Cabeça do Leão, a patrulhinha estava lá. Pode escrever aí: vou voltar na lua cheia.

Leia também

Salada Verde
21 de fevereiro de 2024

Exposição de fotografias do Pantanal arrecada recursos para as Brigadas Pantaneiras

A mostra “Água Pantanal Fogo” reúne 80 imagens de Lalo de Almeida e Luciano Candisani . Seis das obras vão à venda para arrecadação de fundos

Reportagens
21 de fevereiro de 2024

Sem a Fundação Zoobotânica, RS completa 10 anos sem divulgar lista de espécies ameaçadas

Sob críticas de ambientalistas e sem interessados, governo do estado insiste na concessão privada das instituições que eram coordenadas pela FZB

Notícias
21 de fevereiro de 2024

MS: lei do Pantanal entra em cena com seca histórica do Rio Paraguai

Normativa restringe atividades produtivas e protege formações naturais buscando associar desenvolvimento e conservação

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.