A cerca de 20 minutos de carro do centro da Cidade do Cabo, fica a subida para uma das trilhas mais bonitas que já percorri na África do Sul: a que vai ao topo de Chapman´s Peak. O início da caminhada fica na estrada que liga Hout Bay a Noordhoek. A rodovia por si só já vale o passeio: como a avenida Niemeyer no Rio, é toda talhada em um precipício de pedra, a uma altitude média de 150 m, a cavaleiro do mar, o tempo todo com vistas de tirar o fôlego. O pico em si está a 593 metros de altitude, perfazendo, portanto, cerca de 450 m de desnível. Para o bom caminhante (munido de lanterna) dá para alcançar o pico em uma cabritada vigorosa depois do trabalho. São cerca de 90 minutos entre ida e volta.
Como é padrão aqui na África do Sul, a trilha é bem sinalizada e equipada com degraus, corrimãos e canais de drenagem (aliás esse tema já está merecendo um post!). Mas não é para admirar os atributos de engenharia do caminho que a gente sai para trilhar. No topo, a vista de Hout Bay supera em muito o esforço da subida. Por outro lado, se descer de noite à luz de lanterna não é recomendável, o entardecer lá em cima faz valer a pena empreender o esforço no crepúsculo.
Dos píncaros de Chapman´s Peak é possível ver a enseada de Hout Bay e o maciço litorâneo de Karbonkelberg, que forma uma península pequena, ainda que imponente e altaneira, onde é possível vislumbrar mil e uma trilhas. Ao descer ao lume da noite clara e da lanterna de cabeça, já venho matutando as explorações que farei brevemente nas encostas de Hout Bay e Karbonkelberg. Para um montanhista de coração, essa cidade parece inesgotável.
Leia também

Valor de multas ambientais está desatualizado, diz superintendente do Ibama no RJ
Discussão retoma após repercussão do caso de mulher que matou onça-parda no Piauí. Pena por maus-tratos de gatos e cachorros é mais que o dobro da de animais silvestres →

Cientista da Embrapa Pantanal é premiado pela defesa da vida mundial
Pesquisador publicou mais de 200 artigos, capítulos e livros sobre temas como conservação e gestão da biodiversidade →

A sede do capitalismo de vigilância
Inteligência Artificial e Estresse Hídrico: o alto, oculto e custoso consumo de água por gigantes da comunicação e a promessa de novas IAs →