Análises

Flores e felinos do Cabo

O Reino floral do Cabo, o único dentro de um único país, ganhou mais um motivo para ser preservado. Câmeras registraram um casal de um leopardo que se julgava já extinto.

Pedro da Cunha e Menezes ·
24 de junho de 2010 · 16 anos atrás
Kolgeberg
Kolgeberg
Recentemente, adicionalmente à tarefa de preservar o Reino floral do Cabo e suas cerca de 1.000 espécies ameaçadas, os administradores de Kogelberg viram-se às voltas com  mais um problema e dos grandes. Não reclamaram contudo. Pelo contrário, espocaram champanhe e comemoraram!!!!!!!!!!! Explica-se: semana passada, câmeras fotográficas instaladas pela ONG Cape Leopard Trust na Reserva (cuja categoria de manejo equivale a nossos Parques Estaduais) confirmaram que mais de um casal do vulnerabilíssimo leopardo do cabo perambulam por lá. Trata-se realmente de notícia para regozijo, pois acreditava-se que o diminuto leopardo do cabo estava completamente extinto na região. Com a metade do tamanho do leopardo comum africano, o leopardo do cabo é uma subespécie em vias de extinção, pois sofre com a predação por parte de fazendeiros, a redução de habitat e com as armadilhas de caçadores furtivos.

Pico Pederkop
Pico Pederkop

De agora em diante, caminhar nas belíssimas trilhas de Kogelberg, cuja beleza do Pico Pederkop, as águas límpidas do rio Palmiet e as coloridas flores do Cabo já eram de uma beleza incomparável, ganhou um atrativo a mais: justificar pelo uso do lazer a preservação de uma área outrossim cobiçada para a especulação imobiliária. Afinal ali subsiste uma das espécies de felinos mais ameaçada do mundo.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Poço no rio Palmiet
Poço no rio Palmiet

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Colunas
5 de maio de 2026

As palavras convencem, o exemplo arrasta: O espírito de Santa Marta e o futuro pós-fóssil

Alguns países decidiram apontar alternativas para o mundo se livrar da dependência aos combustíveis fósseis. Veremos se esse primeiro empurrão será suficiente para tirar o mundo do estado de inércia

Notícias
5 de maio de 2026

Peixes-das-nuvens ameaçados expõem contaminação por petróleo na Caatinga potiguar

Novas espécies descritas na bacia do Piranhas-Açu já nascem sob risco extremo e revelam falhas no licenciamento ambiental

Colunas
5 de maio de 2026

O silêncio que a lei impõe à educação ambiental

Se a legislação autoral não for revisada para contemplar o uso educacional digital sem fins lucrativos, a Educação Ambiental continuará não alcançando todos os públicos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.