Análises

A culpa da destruição é sempre dos outros

A recente criação da Frente Parlamentar "Anti-UCs" parece resultado de um Congresso desvairado. Ou será que olhamos só para um lado?

Pedro da Cunha e Menezes ·
4 de junho de 2014 · 10 anos atrás

São Paulo ao anoitecer. Nela e em outras grandes metrópoles está talvez a principal batalha a ser ganha pela conservação. Foto:
São Paulo ao anoitecer. Nela e em outras grandes metrópoles está talvez a principal batalha a ser ganha pela conservação. Foto:

A luta contra a degradação do meio ambiente não será vencida apenas com planos de manejo, regularização fundiária e outras medidas de ordem técnica, aplicadas nas Unidades de Conservação. Ela só pode ser ganha se tiver o apoio das pessoas que vivem nas grandes cidades como o Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília. Aí é que estão sediados os grandes jornais, as redes de televisão, os formadores de opinião, as universidades. Das grandes metrópoles saem os novos modos de pensar e os padrões de comportamento. Nelas, de fato, vivem o Presidente da República, os governadores e os parlamentares. Nas suas ruas, restaurantes e bares são decididos o orçamento público e os rumos da nação.

Se não formos capazes de atrair a atenção e contruir uma relação de amor pela natureza nesses segmentos, jamais poderemos sonhar em estancar a destruição da mata da Amazônia, do Cerrado ou mesmo da Mata Atlântica.

Em um regime democrático, nenhum tema vira prioridade nacional sem o apoio da opinião pública.

Por isso, é preciso colocar o “Conhecer para conservar” em prática. O manejo das Unidades de Conservação tem que incluir a visitação, a educação ambiental e a formação de um grupo de pressão em torno da agenda verde. Caso contrário, continuaremos sempre a ser um punhado de indignados a gritar no vazio. Os deputados da nova Frente Anti-UCs apenas respondem à pressão dos seus eleitores.

Onde erramos? Não fizemos uma política de visitação instrumentalizada para a criação de um apoio popular à causa da conservação. Onde continuamos a errar? Não estamos revendo essa política…já que para nós, conservacionistas…a culpa do fracasso é sempre dos outros.

 

 

Leia também
214 deputados formam Frente Parlamentar contra UCs
Visitação é essencial nos parques estaduais do Rio de Janeiro
Criação de frente parlamentar contra UCs é pesadelo ambiental

Saiba mais
WikiParques

 

 

 

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.