Análises

A culpa da destruição é sempre dos outros

A recente criação da Frente Parlamentar "Anti-UCs" parece resultado de um Congresso desvairado. Ou será que olhamos só para um lado?

Pedro da Cunha e Menezes ·
4 de junho de 2014 · 11 anos atrás

São Paulo ao anoitecer. Nela e em outras grandes metrópoles está talvez a principal batalha a ser ganha pela conservação. Foto:
São Paulo ao anoitecer. Nela e em outras grandes metrópoles está talvez a principal batalha a ser ganha pela conservação. Foto:

A luta contra a degradação do meio ambiente não será vencida apenas com planos de manejo, regularização fundiária e outras medidas de ordem técnica, aplicadas nas Unidades de Conservação. Ela só pode ser ganha se tiver o apoio das pessoas que vivem nas grandes cidades como o Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília. Aí é que estão sediados os grandes jornais, as redes de televisão, os formadores de opinião, as universidades. Das grandes metrópoles saem os novos modos de pensar e os padrões de comportamento. Nelas, de fato, vivem o Presidente da República, os governadores e os parlamentares. Nas suas ruas, restaurantes e bares são decididos o orçamento público e os rumos da nação.

Se não formos capazes de atrair a atenção e contruir uma relação de amor pela natureza nesses segmentos, jamais poderemos sonhar em estancar a destruição da mata da Amazônia, do Cerrado ou mesmo da Mata Atlântica.

Em um regime democrático, nenhum tema vira prioridade nacional sem o apoio da opinião pública.

Por isso, é preciso colocar o “Conhecer para conservar” em prática. O manejo das Unidades de Conservação tem que incluir a visitação, a educação ambiental e a formação de um grupo de pressão em torno da agenda verde. Caso contrário, continuaremos sempre a ser um punhado de indignados a gritar no vazio. Os deputados da nova Frente Anti-UCs apenas respondem à pressão dos seus eleitores.

Onde erramos? Não fizemos uma política de visitação instrumentalizada para a criação de um apoio popular à causa da conservação. Onde continuamos a errar? Não estamos revendo essa política…já que para nós, conservacionistas…a culpa do fracasso é sempre dos outros.

 

 

Leia também
214 deputados formam Frente Parlamentar contra UCs
Visitação é essencial nos parques estaduais do Rio de Janeiro
Criação de frente parlamentar contra UCs é pesadelo ambiental

Saiba mais
WikiParques

 

 

 

Leia também

Reportagens
22 de janeiro de 2025

Manejo tradicional já não garante produção em um mundo mais quente e seco

Em meio às recorrentes secas extremas, os produtores rurais são obrigados a acelerar adaptações e implementar sistemas agrícolas que amenizem a perda na produção

Notícias
21 de janeiro de 2025

Trump coloca interesses da América à frente do resto do mundo

Ao comentar saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris, Marina Silva diz que decisões de Trump são avesso da política guiada pelas evidências da Ciência

Notícias
21 de janeiro de 2025

“Decisão acertada”, dizem organizações sobre escolha de Corrêa do Lago como presidente da COP30

Embaixador contará com ajuda de Ana Toni, anunciada como CEO da Conferência do Clima no Brasil. Veja reação da sociedade civil sobre o anúncio

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.