Notícias

Bons exemplos para uma Copa do Mundo verde

Relatório do Pnuma aponta iniciativas vitoriosas na África do Sul e o que o Brasil precisa fazer para melhorar.

Vandré Fonseca ·
10 de outubro de 2012 · 11 anos atrás

Manaus, AM – Em relatório apresentado nessa terça-feira (9), sobre o desempenho ambiental da África do Sul em 2010, o Pnuma comemora as emissões abaixo do previsto no país africano e aponta o caminho para que o Brasil não tropece nos cuidados ambientais.

A primeira lição é não esperar até a véspera da Copa para começar a se preocupar com o Meio Ambiente. As questões ambientais devem ser tratadas já na fase de planejamento. “O relatório aponta iniciativas exemplares, mas talvez a descoberta mais importante é que a África do Sul poderia ter obtido conquistas maiores se as medidas de sustentabilidade tivessem sido pensadas mais cedo e não no último momento”, afirmou o Subsecretário Geral e Diretor Executivo do PNUMA, Achim Steiner.

O número de turistas menor do que o esperado aliado a esquemas de carona e alternativas eficientes de estadia reduziram em 30% os gastos com energia e contribuíram para emissões abaixo do esperado, segundo o estudo, financiado pelo Fundo Mundial do Meio Ambiente (GEF). Durante a Copa da África do Sul, realizada há três anos, foi emitido o equivalente a 1,65 milhões de toneladas de Carbono, quando a projeção era de 2,64 milhões de toneladas de emissões.

O relatório aponta que a África do Sul teve êxito na melhoria dos transportes coletivos, um dos principais legados deixados pela Copa, e nas questões relacionadas à energia e economia de água, mas falhou no tratamento de resíduos. Algumas cidades-sede e estádios foram incapazes de implementar programas adequados de separação e reaproveitamento do lixo. Uma lição que o Brasil pode aprender.

O relatório faz críticas à Fifa. A principal é em relação à falta de critérios ambientais entre as 17 exigências feitas ao país sede. Na avaliação do Pnuma, esta omissão dificulta o gerenciamento ambiental do evento, que aproveita para convocar a entidade máxima do futebol a reduzir as suas próprias emissões e incentivar os parceiros a fazer o mesmo.

Na copa de 2010, o Pnuma trabalhou com o governo sul-africano no projeto Green Goal 2010, para reduzir a pegada ambiental deixada pelo evento. As ações foram dirigidas ao corte das emissões de gases de efeito estufa, redução do uso da água e de produção de resíduos, além da conservação da biodiversidade.

O governo brasileiro já assinou com o Pnuma um convênio para atuar não apenas visando a Copa de 2014, mas também as Olimpíadas do Rio, em 2016.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.