Análises

No Dia Nacional do Turismo de Natureza, a Mata Atlântica pede atenção

O Brasil possui enorme potencial para o turismo de natureza. Esta atividade poderia contribuir com uma significativa fatia do PIB, promovendo o desenvolvimento de forma positiva e responsável

Ricardo Borges ·
1 de março de 2023 · 1 anos atrás

Imagine ter a oportunidade de visitar uma floresta tropical, de ficar lado a lado com árvores centenárias, nadar ao lado de golfinhos, ver bem de pertinho espécies de primatas ou até mesmo encontrar pássaros de cores vivas, dignas das melhores lentes fotográficas. Ou até mesmo conhecer novas culturas, experimentar o modo de vida tradicional, novos sabores e aprender com seus anfitriões. Usufruir de uma experiência única que te transporte para outro Universo.

São experiências como essas que estimulam muitos brasileiros a viajar para vários cantos do mundo, da Costa Rica à Indonésia, do Kênia ao Canadá. No Brasil, alguns dos destinos mais conhecidos são, sem dúvidas, a Amazônia, gigantesca floresta tropical com muitos atrativos a oferecer e o Pantanal, igualmente abençoado. Mas o que passa despercebido de muitos destes viajantes é que, em um país tão privilegiado quanto o Brasil, com inigualável riqueza natural e cultural, essas experiências podem estar muito mais próximas do que pensamos.

No Brasil, mais de 70% da população tem o privilégio de viver dentro de um dos biomas mais biodiversos do mundo, a Mata Atlântica. Um ambiente tropical conectado com o oceano que se estende por toda a costa brasileira e muitos quilômetros continente adentro. Isso propicia uma diversidade tremenda de paisagens, desde florestas, campos, montanhas, baías, restingas, manguezais e ilhas. Naturalmente, não é de se espantar que cada um desses lugares ofereça um novo motivo de fascinação. São, de fato, muito distintos e habitados cada um por uma composição diferentes de plantas e animais que, cada qual, pinta um cenário digno das mais valiosas obras de arte.

A Mata Atlântica é realmente um dos ambientes mais notáveis em todo o mundo, e é nossa! Mesmo assim, continua sendo uma ilustre desconhecida da maioria dos brasileiros. Não à toa, faz muito tempo que utilizamos boa parte desta floresta e suas riquezas como produto de exportação. Talvez tenhamos vendido ela barato demais. Como resultado, a maior parte das pessoas, hoje, vive no que um dia foi a Mata Atlântica, mas que há muito tempo já perdeu a sua essência.

De forma inusitada, foi justamente entre algumas das maiores cidades do Brasil, São Paulo, Curitiba e Joinville, que permaneceu vibrante e esplendoroso o maior contínuo de Mata Atlântica do mundo. Com seus quase três milhões hectares e compartilhado por 60 municípios está a Grande Reserva Mata Atlântica, o local que nos oferece ainda hoje a oportunidade de conhecermos e nos reconectarmos com o que um dia foi toda a costa brasileira.

E quem mantém este paraíso vivo são os próprios moradores, guardiões de culturas ancestrais e saberes que estão cada vez mais escassos em nossa sociedade. São comunidades que contam muito da própria história do nosso país, entre comunidades indígenas, quilombolas, caiçaras, comunidades ribeirinhas, cada qual profundamente conectada com seu território e tendo neste ambiente a fonte de seus pratos típicos, suas lendas e seus saberes.

Vale lembrar que a forma ideal de visitar lugares especiais como esses é levando à risca a prática de um turismo mais sustentável. O ecoturismo, em sua essência, busca atividades que gerem um maior impacto positivo do que negativo em um destino. Esta é a combinação que garante que não só nós, mas as próximas gerações também tenham a oportunidade de usufruir deste patrimônio. Convenientemente, esta também é a alternativa mais lucrativa para quem recebe esses visitantes, já que sua atividade está garantida enquanto houver interessados em conhecer estas belezas. Exemplos como esses tornam mais tangível a busca por práticas verdadeiramente sustentáveis.

A pandemia já parece ter ficado no passado, mas a nossa necessidade de nos desconectarmos da intensa rotina e nos reconectarmos com a natureza ainda é uma realidade e, esta sim, veio para ficar. Ir para a natureza é cuidar da nossa própria saúde e bem-estar. Além disso, quando viajamos, estamos em busca de uma satisfação pessoal, que aumenta ainda mais se soubermos que nossa visita está contribuindo para proteger estes lugares e para gerar renda e empregos para os moradores.

Mata Atlântica é aqui

Também fica cada vez mais claro que o turismo nacional é a nova tendência. Neste caso, a Grande Reserva Mata Atlântica é uma opção que dispensa uma compra de passagens caras e pode ser feito de carro ou barco, já que os acessos, via de regra, são melhores do que em outras regiões similares.

Já pensou em finalmente conhecer a Mata Atlântica este ano? A temporada de inverno está chegando e grande parte das atividades em uma floresta tropical são ideais nessa época, como o montanhismo, as trilhas, a observação de fauna, passeios de barco, entre várias outras. E se, além de conhecer, ainda quer ajudar a conservar esta região e valorizar a cultura local, a Grande Reserva Mata Atlântica te ajuda nesta aventura. Basta acessar o nosso website ou as nossas redes sociais e conhecer os pacotes ofertados por nossos parceiros e também os empreendimentos associados à nossa rede que ajudam a construir e fortalecer toda esta região.

A lista de possíveis roteiros é surpreendentemente extensa. Que tal vir para o Paraná e conhecer o Ekôa Park em Morretes, um espaço que oferece aos visitantes uma imersão sem igual na natureza, localizado na cênica estrada da Graciosa, uma das mais lindas do Brasil. Ou ir para Santa Catarina, para um município como Schroeder, que respira a cultura alemã e um cardápio diversificado de atrativos e atividades, entre elas a belíssima Estrada Rio do Júlio. Ou ir a São Paulo, conhecer o incrível Vale do Ribeira, que oferece Parques Estaduais com infraestrutura muito acima da média nacional, além de ser o local ideal para o Turismo de Base Comunitária, como na Ilha do Cardoso em Cananéia, por exemplo.

A fórmula de promover o progresso utilizando de forma sustentável e prolongada nossos recursos mais valiosos não é nenhuma novidade e já funciona em muitos lugares do mundo. O Brasil parece ainda não ter despertado para seu enorme potencial para o turismo de natureza. Esta atividade poderia estar contribuindo com uma significativa fatia do PIB nacional, promovendo o desenvolvimento de forma positiva e responsável e ainda ser uma importante vitrine internacional para nosso país. Naturalmente, desafios como esse não se resolvem do dia para a noite, mas podemos começar fazendo nosso dever de casa. É preciso conhecer para então amar e ter orgulho do que é nosso.

As opiniões e informações publicadas nas seções de colunas e análises são de responsabilidade de seus autores e não necessariamente representam a opinião do site ((o))eco. Buscamos nestes espaços garantir um debate diverso e frutífero sobre conservação ambiental.

  • Ricardo Borges

    Coordenador de marketing e networking da Grande Reserva Mata Atlântica pela SPVS (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental)

Leia também

Análises
10 de janeiro de 2023

O Patrimônio Natural Brasileiro em 2023 e a necessidade de realizar o que nunca foi feito

A devida proteção do Patrimônio Natural precisa ser admitida com urgência como prioridade nacional, o que representaria uma atitude única na história

Reportagens
8 de março de 2022

Quatro micos e um bioma: a luta pela conservação dos micos-leões da Mata Atlântica

Pequenos, carismáticos e ameaçados, os micos-leões são espécies que ocorrem apenas na Mata Atlântica, e lutam por espaço e conexão no bioma mais desmatado e fragmentado do país

Reportagens
25 de janeiro de 2022

A história de uma floresta vazia que, aos poucos, volta à vida

Como o Parque Nacional da Tijuca virou um laboratório de reintrodução de espécies extintas localmente. E como isso tem ajudado a salvar a floresta

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.