Análises

Pandemia, Meio Ambiente e a Sociedade

Se permanecermos com a busca incessante ao crescimento do PIB a despeito de seus impactos negativos sobre o meio ambiente e a sociedade, nada terá sido aprendido com a crise do COVID-19

Angela Welters · Junior Garcia ·
23 de abril de 2020 · 4 anos atrás
Parque fechado por causa do Covid-19. Foto: Pixabay.

A pandemia da Covid-19 revelou a fragilidade da sociedade e de seu sistema econômico e social em fazer frente a eventos complexos e grande escala, os quais podem ocorrer com mais frequência conforme sinalizam os relatórios do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e do IPCC (The International Panel on Climate Change). Apesar dos alertas do IPCC e dos pesquisadores, quanto a ocorrência de eventos climáticos extremos e aos efeitos da degradação da qualidade ambiental, parece que a sociedade e o sistema econômico e social simplesmente se mostram alheios e indiferentes.

A cada novo evento climático ou “desastre ambiental”, a sociedade mais vulnerável tem amargado perdas incomensuráveis, com a perda de milhares de vidas e bilhões de dólares em perdas materiais.

Os surtos de doenças infecciosas transferidas de animais para humanos, por exemplo, revelam outra interface da relação sociedade-meio ambiente-economia, os quais têm chamado a atenção internacional nos últimos tempos. No período recente a sociedade já vivenciou surtos de Ebola, gripe aviária, gripe suína (H1N1), Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), Síndrome Respiratória Aguda Súbita (SARS), vírus do Nilo Ocidental, Zikavírus, entre outras. Contudo, nenhum destes surtos de doenças infecciosas alcançou a magnitude dos impactos sociais e econômicos da epidemia (pandemia) do novo coronavírus, o COVID-19. Talvez os surtos infecciosos anteriores tenham sido apenas um ensaio para o que estava por vir. Mas parece que a sociedade não aprendeu muita coisa, porque até o momento a pandemia de COVID-19 tem revelado que a sociedade e o sistema econômico e social não estão preparados para enfrentar um evento complexo de grande magnitude.

Neste momento, a pandemia de COVID-19 mostra seus efeitos pelo mundo, com milhões de casos confirmados, milhares de mortes, milhões de pessoas desempregadas e sem renda, sistemas econômicos e sociais ameaçados, resultando em bilhões dólares em perdas econômicas. Este cenário proporcionará uma das maiores crises sociais e econômicas da história do capitalismo e da sociedade moderna. O FMI (Fundo Monetário Internacional) sinaliza que esta crise deve superar o período da crise de 1929 e de longe a de 2007/08. A sociedade como a conhecemos está ameaçada.

“Será que a sociedade como a conhecemos não seja a origem destas crises de saúde, sociais, ecológicas e econômicas?”

Será que a sociedade como a conhecemos não seja a origem destas crises de saúde, sociais, ecológicas e econômicas?

Evidente que neste momento toda a discussão está centrada ao combate do COVID-19, tais como a busca de medicamentos e o desenvolvimento de vacinas. Em segundo plano tem-se a atenção para as medidas que visam reduzir as perdas econômicas e garantir o emprego (e da renda) agora e no pós-pandemia. O que ainda não tem sido incluído na devida medida neste debate são as mudanças sociais e econômicas necessárias para recuperar e proteger os ecossistemas. Está claro que dependemos do meio ambiente, e não o contrário, e que as crises recentes enfrentadas pela sociedade têm uma importante interface ecológica.

Desde o fim da II Guerra Mundial a sociedade devastou o meio ambiente, a tal ponto que agora tem comprometido a qualidade de vida das pessoas e o seu sistema econômico (entendido como o sistema organizado para prover os bens e serviços essenciais). Um estudo realizado por pesquisadores da Stanford University revelou que o desmatamento (perda da cobertura florestal) pode contribuir para a disseminação de doenças contagiosas para humanos. Isso porque o desmatamento abre a possibilidade do contato dos humanos com novos vírus; na medida que os animais perdem seus habitats ocorre uma aproximação com a sociedade e transmissão de novas doenças.

O exemplo mais famoso é a AIDS (HIV – Vírus da Imunodeficiência Humana), em que o vírus foi transmitido aos humanos pelo chimpanzé. E mais recentemente tem-se o COVID-19, em que as primeiras investigações indicam que a contaminação humana ocorreu a partir do consumo de carne animal infectada em regiões da China, mas especificamente em Wuhan.

Estudo do PNUMA de 2016 já mostrava que “60% de todas as doenças infecciosas emergentes nos seres humanos são zoonóticas e estão intimamente ligadas à saúde dos ecossistemas”. As perdas florestais na África Ocidental seriam a causa do surto de Ebola, uma vez que as cidades ou assentamentos humanos se aproximam cada vez mais da vida selvagem. As criações intensivas de aves e suínos estariam conectadas a outros surtos, bem como, o comércio de animais selvagens a outros. Além da perda de cobertura florestal e de habitas, tem-se a influência humana sobre o clima, sobre o uso e cobertura da terra e sobre a vida selvagem.

“Nem mesmo uma pandemia é capaz de conter o desmatamento no Brasil.”

O resultado tem sido uma perda na biodiversidade, favorecendo determinados hospedeiros/vetores e patógenos. Assim, o avanço do desmatamento e a destruição dos habitats da vida selvagem estariam na causa da maioria destes surtos.

Apesar de o Brasil estar em meio a pandemia de COVID-19, os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostram que março registrou a segunda maior taxa de desmatamento para o mês dos últimos cinco anos! Nem mesmo uma pandemia é capaz de conter o desmatamento no Brasil.

Mesmo com tantas evidências e alertas, a sociedade tem se comportado de maneira indiferente com o fundamental papel exercido por ecossistemas preservados para a qualidade de vida. Desse modo, não faz sentido pensar um mundo pós-pandemia do COVID-19 sem uma mudança na relação sociedade-meio ambiente-economia. Precisamos remodelar nossa sociedade e nossa economia (entendida como sistema econômico) a partir da dimensão ecológica. É preciso adotarmos a dinâmica ambiental como modelo para a nossa organização social e econômica. Uma perspectiva ecológica e social. Sem uma mudança nesta relação, surtos infecciosos e desastres “ambientais” farão parte da rotina das pessoas. O problema é que não temos uma sociedade e um sistema social e econômico preparado para esta realidade! Estudo publicado por cientistas da Universidade de Harvard na Revista Science, por exemplo, alerta para possibilidade de períodos de quarentena alternada até 2022 e de que o coronavírus Sars-Cov-2 teria incidência sazonal como outros vírus semelhantes.

Se permanecermos com a busca incessante ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) a despeito de seus impactos negativos sobre o meio ambiente e a sociedade, nada terá sido aprendido com a crise do COVID-19. A volta a “normalidade” deve ser encarada como uma nova oportunidade que o meio ambiente estaria oferecendo para a humanidade cuidar da sua casa, o Ecossistema Global.

“Lembre-se, o Ecossistema Global não precisa dos humanos!”

Lembre-se, o Ecossistema Global não precisa dos humanos!

Até quando a sociedade e o nosso sistema social e econômico suportarão as crises ecológicas, sociais, econômicas e saúde? Este é o momento de fazer um pacto social global em prol da melhoria da qualidade ambiental, sem a qual qualquer ação em termos de infraestrutura econômica se mostrará ineficaz, basta ver a tragédia em curso nos Estados Unidos, o país mais rico do mundo! É isto que deixaremos de legado para as futuras gerações?

 

As opiniões e informações publicadas na área de colunas de ((o))eco são de responsabilidade de seus autores, e não do site. O espaço dos colunistas de ((o))eco busca garantir um debate diverso sobre conservação ambiental.

 

Leia Também 

Reflexões fundamentais para este Dia da Terra

Pandemias, invasões biológicas e o mundo que queremos

Coronavírus: uma interpretação ecológica

 

  • Angela Welters

    Angela Welters é Coordenadora do Núcleo de Estudos em Economia Social e Demografia Econômica da UFPR.

  • Junior Garcia

    Coordenador do Grupo de Estudos em MacroEconomia Ecológica da Universidade Federal do Paraná, diretor executivo da Sociedade ...

Leia também

Colunas
30 de março de 2020

Coronavírus: uma interpretação ecológica

A humanidade pode continuar a enfrentar seus “inimigos” naturais apenas reagindo casuisticamente, a cada vez? Não seria melhor enfrentar o problema na sua origem?

Análises
19 de abril de 2020

Pandemias, invasões biológicas e o mundo que queremos

A disseminação de um agente causador de doença infecciosa, como vírus e bactérias, pode ter muito em comum com o processo de invasão biológica

Análises
20 de abril de 2020

Reflexões fundamentais para este Dia da Terra

Enquanto estamos em situação de isolamento em vários países, as demais espécies vivas estão aproveitando uma pequena melhora na qualidade ambiental, um mundo sem humanos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 8

  1. Natan diz:

    Qual a relação da Covid-19 com o meio ambiente?


  2. Uma Odisseia diz:

    Infelizmente um grupo de pessoas, desenvolvem situações, que levam ao pânico e caos na sociedade, com o intuito de implementar a NOVA ORDEM MUNDIAL. Hoje a mentira está misturado com a verdade, que ninguém sabe o que é verdade ou mentira. O mundo é grande, a concentração nas cidades também é grande, mas na mentalidade de alguns, a população mundial está em demasia na Terra. ( Lamentável ) tais considerações da ONU e seus adeptos.


    1. Thobias diz:

      Gente. que tal estudar? Estudar um pouco evita estes terraplanismos ditos aí, "uma odisséia", que descambam, no fim, à mais e mais pandemia, burrice, falta de lógica… descolamento da realidade… bora estudar, galera? Parar de defender veneno, lutar pela nossa atmosfera,pq só tem essa? Nossa covardia ainda há de ser cara a cara com tuíra e seu facão!


  3. Jose arildo gomes diz:

    Estam todos vulnerável a está epidemia só Deus para nós ajudar


    1. Chris diz:

      Estão todos vulneráveis a esta epidemia, só Deus para nos ajudar. * ^^


  4. Givanildo diz:

    Traduzindo: não busquem bens materiais pra não acabar com o mundo, mas me deixem em paz com o meu carro, laptop e celular aqui. Mas na internet é só "gratidão" e "mais amor por favor".


    1. Givanildo diz:

      P.S. Tomara que os autores não se reproduzam pra não encher mais o mundo. A ONU agradece!


      1. Carlos diz:

        Para não encher o mundo e para não encher o saco.