O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles (sem partido), nomeou para a superintendência do Ibama no Espírito Santo um ex-coronel da Polícia Militar de São Paulo. Luiz Renato Fiori substitui Diego Libardi Leal, presidente do Partido Democratas (DEM) em Cachoeiro de Itapemirim, que estava no Ibama desde junho do ano passado.
Leal, que foi secretário de meio ambiente de Marataizes, no sul do Estado, pediu exoneração no começo do junho, duas semanas antes de completar um ano no cargo.
A nomeação do novo superintendente foi oficializada na edição de sexta-feira (14) do Diário Oficial da União.
O novo superintendente possui ampla experiência em operações especiais. Em São Paulo, comandou a tropa de comandos especiais e operações especiais (COE) por dois anos, entre 2011 e 2013. Também foi coordenador de segurança da Copa do Mundo de 2014 e coordenador-geral dos Jogos Olímpicos em São Paulo.
Leia Também
Ministro do Meio Ambiente exonera 21 superintendentes do Ibama
Presidente do ICMBio quer empregar PMs aposentados nas chefias de Unidades de Conservação
Leia também
Presidente do ICMBio quer empregar PMs aposentados nas chefias de Unidades de Conservação
Em comunicado em nome do presidente, diretor da Dibio solicita indicação de policiais militares inativos que possam assumir a gestão de áreas protegidas federais →
Ministro do Meio Ambiente exonera 21 superintendentes do Ibama
Mantiveram os cargos os superintendentes do Ibama nos estados do Pará, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul →
Sombra de conflitos armados se avizinha da COP29 e ameaça negociações
Manifestantes ucranianos são impedidos de usar bandeira de organização ambientalista por não estar em inglês →