Facilitar o conhecimento e a compreensão da natureza estimulando a participação dos visitantes é um dos objetivos da interpretação ambiental nas unidades de conservação. Com vista disso, o ICMBio lançou a publicação Interpretação Ambiental nas Unidades de Conservação Federais, que oferece uma compilação dos principais conceitos teóricos relacionados à interpretação ambiental.
Na publicação, o leitor encontrará a definição do conceito de interpretação ambiental. O trabalho compreende um ciclo de publicações organizadas pela Coordenação de Planejamento, Estruturação da Visitação e do Ecoturismo (COEST) para a consolidação e difusão de estratégias para melhorar a qualidade da visitação nas unidades geridas pelo ICMBio.
A publicação traça diretrizes e formas de como um gestor pode identificar o perfil do público visitante. A obra também destaca o que é plano interpretativo e o que pode ser elaborado a partir dele numa unidade de conservação, como, por exemplo, sinalização interpretativa para trilhas, para exposições interpretativas, para elaboração de folders, entre outros.
*Com informações da Assessoria de Comunicação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Saiba Mais
Interpretação Ambiental nas Unidades de Conservação Federais
Leia Também
Vídeo: É possível fazer educação ambiental de forma lúdica e interativa? por Maíra Borgonha
Leia também
Vídeo: É possível fazer educação ambiental de forma lúdica e interativa? por Maíra Borgonha
A oceanógrafa e coordenadora nacional do Projeto Meros do Brasil explica que o desafio que é trabalhar com educação ambiental de espécies que estão longe do dia a dia do cidadão →
Para que serve o Instituto Chico Mendes?
Entenda neste guia ((o))eco, os objetivos deste órgão ambiental responsável pelo gerenciamento das unidades de conservação federais. →
O que são Unidades de Conservação
Um guia ((o))eco para que você aprenda um pouco mais sobre unidades de conservação. →