Transição Energética: Como estamos e para onde vamos

9 de abril de 2024

Com uma matriz elétrica fortemente ancorada nas usinas hidrelétricas, e a expansão das fontes solares e eólicas, o Brasil pode se considerar confortável diante de um mundo que corre para se adequar aos trilhos da “transição energética”. O caminho para o futuro, entretanto, ainda traz armadilhas e erros podem custar caro. Com uma insegurança hídrica cada vez maior acentuada pela crise climática, as hidrelétricas correm risco de perder espaço para o lobby das termelétricas. Em outro ponto crítico, a exploração de petróleo em áreas ecologicamente sensíveis põe em xeque o compromisso de descarbonização do país. No pano de fundo dessa discussão, os impactos negativos das energias “verdes” sobre a biodiversidade e a população local seguem majoritariamente desconsiderados.

Você precisa se cadastrar ou fazer login para fazer o download gratuito desta publicação.

Ficha técnica

Autores
Ellen Nemitz e Kevin Damásio

Ilustradora
Gabriela Güllich

Projeto Gráfico
Diogo Brozoski

Edição de texto
Daniele Bragança

Coordenadores
Marcio Isensee e Sá e Paulo André Vieira

Colaboradores
Babak Fakhamzadeh, Climate Tracker, Francisco Parra Galaz, Marcela Maria Souza


Realização: ((o))eco
Apoio: Climate Tracker

ISBN: 978-65-991626-7-1

  • Ellen Nemitz

    Jornalista especializada em cobertura de meio ambiente e direitos humanos, com experiência e mentoria em jornalismo de soluções pelo Solutions Journalism Program.

  • Kevin Damasio

    Jornalista focado em questões socioambientais e autor do livro “Serra do Mar: a bacia do Rio Grande e seu entorno”, da editora Horizonte.

Leia também

Biblioteca
18 de abril de 2022

Biodiversidade em Pauta: um guia para comunicadores

Esta publicação, produzida por ((o))eco com apoio do Instituto Serrapilheira, tem como objetivo fomentar a cobertura dos temas ambientais em todos os biomas brasileiros e ajudar comunicadores a ter um olhar mais qualificado, crítico e aprofundado sobre o assunto. O guia é também um convite para ampliarmos essa cobertura, ainda tão pouco explorada no Brasil. Venha conosco e ponha a biodiversidade em pauta.

Biblioteca
26 de julho de 2022

Mata Atlântica: novas histórias

A Mata Atlântica foi por séculos o palco da destruição predatória da natureza. O resultado é um bioma fragmentado, depauperado ou simplesmente desaparecido. A história da Mata Atlântica, entretanto, ainda não acabou. Nas últimas décadas multiplicaram-se movimentos para não apenas proteger, mas restaurar, tanto quanto possível, a potência ecológica da Mata. São iniciativas de conexão, recuperação e resgate. Esse é o tema de “Mata Atlântica: novas histórias”, especial produzido por ((o))eco com apoio do Instituto Serrapilheira.

Biblioteca
19 de julho de 2021

Sob a Pata do Boi: Como a Amazônia vira pasto

Este é um livro sobre como fazer um curso intensivo em Amazônia, in loco, e descobrir que tudo o que você pensava no início sobre a região é diferente. Entretanto, as novas informações e percepções não mudam a conclusão: é possível zerar o desmatamento ilegal na Amazônia. HOJE. Se os brasileiros quiserem.

Mais de ((o))eco