Pouca gente sabe que a palavra “trekking” não é de origem inglesa. Na verdade o termo, embora internacionalmente usado, é parte do idioma africâner, falado por uma parcela da população da África do Sul. Seu uso, no sentido que damos hoje, começou em 1836, quando 20% dos bôeres sul-africanos, em litígio com os novos colonizadores ingleses da colônia do Cabo da Boa Esperança, decidiram embrenhar-se África adentro em busca de terras mais viçosas e menos controladas por autoridades governamentais.
Nessa transição a gente se conscientiza do privilégio que acabamos de viver!
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Inscrições para segunda turma do curso de Jornalismo Ambiental abrem na segunda-feira (13)
Formação de ((o))eco oferece aulas online, encontros ao vivo e foco em cobertura socioambiental, com destaque para a Amazônia →
Nova presidente da Funai é empossada no último dia do ATL 2026
Posse de Lúcia Alberta ocorre na plenária principal do ATL, em Brasília, com presença de lideranças indígenas, autoridades federais e anúncio de medidas →
Está na hora de transformar a merda em adubo, literalmente
Integrar saneamento e restauração não é apenas uma inovação técnica, é uma mudança de paradigma. Significa criar cadeias produtivas baseadas na circularidade →

