Notícias

As montanhas mais altas vistas do espaço

Escalar as montanhas mais altas de cada continente é um feito incrível. Veja fotos de satélite dessas sete montanhas.

Paulo André Vieira ·
1 de dezembro de 2013 · 8 anos atrás

Entre os sonhos dos montanhista está escalar os pontos culminantes de cada um dos continente. O empresário americano Richard Bass foi o primeiro a conceber este desafio, e ao alcançar o topo do Monte Everest em 1985 tornou-se a primeira pessoa a completá-lo. Além do ponto culminante da Ásia, escalou também o Aconcágua, na América do Sul, o Kilimanjaro, na África, o Elbrus, na Europa, o McKinley, na América do Norte, o Maciço Vinson, na Antártica, e Kosciuszko, na Oceania.

A escalada do Monte Kosciuszko provou-se controversa para seu feito, pois considerou apenas a Austrália como continente, deixando de fora qualquer outra montanha da Oceania. Reinhold Messner , considerado o maior montanhista de todos os tempos, contestou a lista de Bass, considerando a Pirâmide Carstensz na Nova Guiné como o ponto mais alto da Oceania. O canadense Patrick Morrow completou então a lista revisada por Messner em 1986, escalando também o Kosciuszko e completando as duas listas.

Até o final de 2011 apenas 231 pessoas haviam completado a lista de Messner. Há quem diga que escalar as segundas maiores montanhas de cada continente seja um feito ainda mais difícil, algo que só foi alcançado em janeiro de 2012 pelo italiano Hans Kammerlander.

Abaixo você pode ver, através de imagens de satélite, os sete cumes da lista de Messner, e ter um gostinho do que esses bravos montanhistas passaram para completar este feito.

Monte Everest (8848 m), entre o Nepal e o Tibete, Ásia

Monte Aconcágua (6962 m), na Argentina, América do Sul

Monte Kilimanjaro (5891 m), na Tanzânia, África

Monte Elbrus (5642 m), na Rússia, Europa

Monte McKinley (6194 m), nos EUA, América do Norte

Maciço Vinson (4892 m), na Antártica

Pirâmide Carstensz (4884 m), na Nova Guiné, Oceania

 

Leia também
Um passeio virtual pelas montanhas do planeta

 

  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Notícias
20 de outubro de 2021

Desmatamento na Amazônia já chega a quase 9 mil km² em 2021, mostra Imazon

Somente em setembro foram destruídos 1.224 km² de floresta, área equivalente a mais de 4 mil campos de futebol por dia. Números sãos os maiores em 10 anos

Salada Verde
20 de outubro de 2021

Em comemoração de seus 10 anos, Onçafari lança concurso de fotografia

Fotógrafos profissionais e amadores podem se inscrever até o dia 14 de novembro. Vencedores terão a oportunidade de fotografar a fauna e flora existentes na sede da Onçafari, no Pantanal

Notícias
20 de outubro de 2021

INPE não tem recursos garantidos para pagamento de água e luz até final do ano

Destinação de R$ 5 milhões pela AEB deu um respiro ao Instituto, mas órgão ainda aguarda verba de outras fontes para honrar despesas de funcionamento até dezembro

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta