Colunas

Paraíso Paraty

Para quem cansou de ler sobre natureza e quer mais é botar o pé no mato, uma dica que inclui mar, montanha, cachoeira, comida caseira e um descanso em Paraty.

9 de setembro de 2005 · 19 anos atrás

Que tal conhecer doze praias, várias cachoeiras e quedas d’água, diversos poços de água fresca cristalina, degustar da gastronomia típica caiçara e apreciar um visual incrível? E o melhor, desfrutar de toda essa beleza de pertinho, durante um trekking de três dias? A Travessia da Joatinga, em Paraty é uma interessante opção para quem quer fazer um passeio no clima de férias, mas dispõe de pouco tempo para isso.

Para aqueles que não agüentarem a pressão do passeio, existe a opção de ultrapassar os trechos mais difíceis de barco (válido para casos de acidentes e emergências também). Entretanto, tenho certeza de que os leitores desta coluna honrarão o status de trekkers e realizarão o passeio com mochila nas costas e pés no chão. Esse negócio de mula, sherpa e barco é para o pessoal do clube do sofá. Para finalizar, uma informação extra que vai animar também os ambientalistas. O biólogo Pablo Fernandez, recomenda o passeio e declara: “ É uma natureza exuberante, áreas de mata atlântica intacta, muitos pássaros, insetos, peixes e rios, já que trata-se da junção de diversas unidades de conservação (APA do Cairuçu, Reserva Biológica da Joatinga, Parque Nacional da Serra da Bocaina e Parque Estadual da Serra do Mar), formando um imenso corredor ecológico e umas das maiores áreas contínuas de Mata Atlântica preservada”. Pois é. O paraíso é logo ali. Aproveitem!

Leia também

Análises
19 de julho de 2024

Transespinhaço: a trilha que está nascendo na única cordilheira do Brasil

Durante 50 dias e 740 quilômetros a pé, testei os caminhos da Transespinhaço em Minas Gerais, de olho nos desafios e oportunidades para esta jovem trilha de longo curso

Notícias
19 de julho de 2024

Indústria da carne age para distrair, atrasar e inviabilizar ação climática, diz relatório

Trabalho de organização europeia analisou 22 das maiores empresas de carne e laticínios em quatro continentes

Salada Verde
19 de julho de 2024

Amazônia é mais destruída pelo consumo nacional do que pelas exportações

Consumo e economias das grandes cidades do centro-sul são o principal acelerador do desmatamento da floresta equatorial

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.