Colunas

A Grande Sardinhada

No Brasil, a exploração de sardinhas gerou a verdadeira 'tragédia dos comuns'. Na África do Sul, o manejo garante lucros ao setor turístico e alimento à biodiversidade.

19 de novembro de 2007 · 17 anos atrás
  • Fabio Olmos

    Biólogo, doutor em zoologia, observador de aves e viajante com gosto pela relação entre ecologia, história, economia e antropologia.

Quem assistiu a série da BBC Planeta Azul (aquela considerada inadequada para menores de 10 anos pela nova Censura Federal) já viu. A Sardine Run é um dos maiores, e até a pouco dos menos conhecidos, espetáculos da vida selvagem do planeta.

Durante o inverno, entre maio e julho, águas frias e ricas em nutrientes penetram em direção ao leste e norte ao longo da costa da África do Sul, deslocando a morna Corrente de Agulhas, vinda de Moçambique. Com as águas frias e ricas em plâncton vem uma profusão de vida marinha, incluindo imensos cardumes de sardinhas, que chegam a 7 km de comprimento, 1,5 km de largura e 30 m de profundidade, e são visíveis do ar por quem passa de avião. O Run não acontece todos os anos, e 2006 foi um ano fraco.

* Fábio Olmos é biólogo e doutor em zoologia. Tem um pendor pela ornitologia e gosto pela relação entre ecologia, economia e antropologia. Embora sempre tenha as aves na cabeça, dizem que não tem miolo de passarinho. Atua como consultor ambiental para a iniciativa privada, governos e ongs, e tem um gosto incurável por discutir políticas ambientais e viajar pelo mundo para ver bichos e a gestão de recursos naturais.

Leia também

Notícias
26 de julho de 2024

Desmatamento no Cerrado cai no 1º semestre, mas ainda não é possível afirmar tendência

Queda foi de 29% em comparação com mesmo período do ano passado. Somente resultados de junho a outubro, no entanto, indicarão redução de fato, diz IPAM

Salada Verde
26 de julho de 2024

Unesco reconhece Parna dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio da Humanidade

Beleza cênica e fato de os Lençóis Maranhenses serem um fenômeno natural único no mundo levaram organização a conceder o título

Salada Verde
26 de julho de 2024

Dez onças são monitoradas na Serra do Mar paranaense

Nove adultos e um filhote estão sendo acompanhados pelo Programa Grandes Mamíferos da Serra do Mar. Primeiro registro ocorreu em 2018

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.