Colunas

A Grande Sardinhada

No Brasil, a exploração de sardinhas gerou a verdadeira 'tragédia dos comuns'. Na África do Sul, o manejo garante lucros ao setor turístico e alimento à biodiversidade.

19 de novembro de 2007 · 16 anos atrás
  • Fabio Olmos

    Biólogo, doutor em zoologia, observador de aves e viajante com gosto pela relação entre ecologia, história, economia e antropologia.

Quem assistiu a série da BBC Planeta Azul (aquela considerada inadequada para menores de 10 anos pela nova Censura Federal) já viu. A Sardine Run é um dos maiores, e até a pouco dos menos conhecidos, espetáculos da vida selvagem do planeta.

Durante o inverno, entre maio e julho, águas frias e ricas em nutrientes penetram em direção ao leste e norte ao longo da costa da África do Sul, deslocando a morna Corrente de Agulhas, vinda de Moçambique. Com as águas frias e ricas em plâncton vem uma profusão de vida marinha, incluindo imensos cardumes de sardinhas, que chegam a 7 km de comprimento, 1,5 km de largura e 30 m de profundidade, e são visíveis do ar por quem passa de avião. O Run não acontece todos os anos, e 2006 foi um ano fraco.

* Fábio Olmos é biólogo e doutor em zoologia. Tem um pendor pela ornitologia e gosto pela relação entre ecologia, economia e antropologia. Embora sempre tenha as aves na cabeça, dizem que não tem miolo de passarinho. Atua como consultor ambiental para a iniciativa privada, governos e ongs, e tem um gosto incurável por discutir políticas ambientais e viajar pelo mundo para ver bichos e a gestão de recursos naturais.

Leia também

Notícias
12 de abril de 2024

ICMBio abre consulta pública para criação de novo parque marinho no Rio Grande do Sul

Criação do Parna de Albardão foi proposta há mais de 15 anos. Unidade protegerá 1,6 milhão de hectares, em região com alta pressão da pesca industrial

Notícias
12 de abril de 2024

Pesquisadores alertam para impactos de turbinas eólicas sobre morcegos

Artigo assinado por 12 pesquisadores de 9 países e territórios aborda efeitos das turbinas sobre morcegos ao redor do mundo, lista medidas de prevenção e pede maiores regulações

Salada Verde
12 de abril de 2024

Os 35 anos do Parna Grande Sertão Veredas

Uma das principais unidades de conservação do Cerrado abriga inigualáveis cenários que inspiraram a obra de Guimarães Rosa

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.