Colunas

A Grande Sardinhada

No Brasil, a exploração de sardinhas gerou a verdadeira 'tragédia dos comuns'. Na África do Sul, o manejo garante lucros ao setor turístico e alimento à biodiversidade.

19 de novembro de 2007 · 16 anos atrás
  • Fabio Olmos

    Biólogo, doutor em zoologia, observador de aves e viajante com gosto pela relação entre ecologia, história, economia e antropologia.

Quem assistiu a série da BBC Planeta Azul (aquela considerada inadequada para menores de 10 anos pela nova Censura Federal) já viu. A Sardine Run é um dos maiores, e até a pouco dos menos conhecidos, espetáculos da vida selvagem do planeta.

Durante o inverno, entre maio e julho, águas frias e ricas em nutrientes penetram em direção ao leste e norte ao longo da costa da África do Sul, deslocando a morna Corrente de Agulhas, vinda de Moçambique. Com as águas frias e ricas em plâncton vem uma profusão de vida marinha, incluindo imensos cardumes de sardinhas, que chegam a 7 km de comprimento, 1,5 km de largura e 30 m de profundidade, e são visíveis do ar por quem passa de avião. O Run não acontece todos os anos, e 2006 foi um ano fraco.

* Fábio Olmos é biólogo e doutor em zoologia. Tem um pendor pela ornitologia e gosto pela relação entre ecologia, economia e antropologia. Embora sempre tenha as aves na cabeça, dizem que não tem miolo de passarinho. Atua como consultor ambiental para a iniciativa privada, governos e ongs, e tem um gosto incurável por discutir políticas ambientais e viajar pelo mundo para ver bichos e a gestão de recursos naturais.

Leia também

Notícias
25 de abril de 2024

Brasil registra o maior número de conflitos no campo desde 1985, diz CPT

Segundo os dados da Comissão Pastoral da Terra, país teve 2.203 conflitos em 2023, batendo recorde de 2020; 950 mil pessoas foram afetadas, com 31 assassinatos

Salada Verde
25 de abril de 2024

Acnur anuncia fundo para refugiados climáticos 

Agência da ONU destinará recursos do Fundo para proteger grupos de refugiados do clima. Objetivo é arrecadar US$ 100 milhões de dólares até o final de 2025

Salada Verde
25 de abril de 2024

Deputados mineiros voltam atrás e maioria mantém veto de Zema à expansão de Fechos

Por 40 votos a 21, parlamentares mantém veto do governador, que defende interesses da mineração contra expansão da Estação Ecológica de Fechos, na região metropolitana de BH

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.