Colunas

Antas mostram suas “obras de arte” nesta quarta

Telas de antas pintoras serão leiloadas no zoológico de São Paulo. Evento surgiu da idéia de chamar a atenção para a causa da proteção do mamífero, divulgando informações sobre a espécie e seu estado de conservação.

13 de junho de 2011 · 13 anos atrás
  • Adriano Gambarini

    É geólogo de formação, com especialização em Espeleologia. É fotografo profissional desde 92 e autor de 14 livros fotográfico...

Uma das artistas no momento da criação. (foto: San Diego Zoo Tatum)
Uma das artistas no momento da criação. (foto: San Diego Zoo Tatum)

No dia 15 de junho, a arte inusitada de um grupo de artistas irá a leilão no Zoológico de São Paulo. Serão 29 telas pintadas pelo maior mamífero do Brasil, a anta! Numa iniciativa do Instituto Ipê e da pesquisadora Patrícia Médici, uma incansável estudiosa de antas brasileiras e que hoje assume o cargo de coordenadora da Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira e presidente do Grupo Especialista de Antas da IUCN, o evento surgiu da idéia em chamar a atenção para a causa da conservação da anta brasileira, divulgando informações sobre a espécie, seu estado de conservação e problemáticas conservacionistas, bem como a urgência de sua proteção nos diferentes biomas brasileiros onde vive. “A ideia não é que as pessoas comprem simplesmente uma obra de arte, mas uma pintura feita por uma anta! Essas pessoas terão em mãos obras bastante diferentes de tudo o que existe e ainda estarão contribuindo para a sobrevivência da espécie na natureza”, afirma Patrícia.

As telas foram pintadas pelas antas com auxílio de tratadores utilizando tintas orgânicas comestíveis que não prejudicam os animais, nos zoológicos Brevard, Brookfield, Houston, John Ball, San Diego e Woodland Park. Os recursos arrecadados através do leilão das obras serão revertidos para as atividades de pesquisa e conservação da anta brasileira realizadas pelo IPÊ na Mata Atlântica (SP) e Pantanal (MS).

A idéia de “animais artistas” como embaixadores para a conservação na natureza nasceu em zoológicos norte-americanos, como parte de programas de enriquecimento ambiental. As espécies inicialmente utilizadas em tais programas foram primatas, sobretudo orangotangos, e também elefantes. O Zoológico de Houston, no Texas, trabalha com orangotangos artistas desde 2005, organiza a coleta anual de obras de arte destes animais em cativeiro em outros zoológicos americanos, e realiza leilões para levantar fundos para iniciativas de pesquisa e conservação deste primata na natureza. Esse conceito de captação de recursos já se mostrou um modelo de sucesso, e que pode ser replicado para outras espécies. Sabendo disto, Patrícia buscou apoio do Zoológico de Houston para organizar o evento com a Anta Brasileira. Outros zoológicos americanos se aliaram à causa.

Na exposição, os visitantes terão oportunidade de saber por meio de vídeos como as telas foram feitas, e obterem informações específicas sobre cada “artista” através de biografias e fotos. Além das telas pintadas pelas antas, serão leiloadas pinturas de outros artistas, agora bípedes! Ronald Rosa, Guto Lacaz, Luccas Longo entre outros, estarão presentes, sem contar com fotografias minhas e de outros fotógrafos.

Pessoalmente, considero esta iniciativa ousada para o público brasileiro. Ainda é incipiente a cultura de grandes doações financeiras por pessoas físicas para projetos de pesquisa, ou de eventos que possam arrecadar fundos para conservação de espécies. O pesquisador brasileiro vive a labuta diária de correr atrás de editais de instituições em busca de financiamento. Por conta disto, considero esta iniciativa da Patrícia o “virar de uma pagina no livro” da conscientização ambiental. Quem sabe, por meio da arte, não se conscientiza mais a sociedade que não tem contato com as questões ambientais?

Também existe aquele velho e sábio ditado: “não sabendo que era impossível, foi lá e fez”. E quem sabe (e desejo de coração) dê para acrescentar uma pequena frase a este ditado: “E deu certo! E as antas agradecem por isto, e todos seus companheiros nos biomas brasileiros!”.

O Evento Antas Pintoras é organizado em parceria com a Fundação Zoológico de São Paulo, IUCN/SSC Tapir Specialist Group (Grupo Especialista de Antas da União Internacional para a Conservação da Natureza) e Zoológico de Houston nos Estados Unidos.

Assista ao vídeo-convite

 

Data: 15 de Junho de 2011, Quarta-Feira
Horário: 20h00
Local: Espaço Dom Pedro, Zoológico de São Paulo
Avenida Miguel Stéfano, 4241 – Água Funda – São Paulo
Evento aberto ao público

 

Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.