Colunas

Fotografia: queimadas no Vale do Paraíba

Durante o mês de setembro tempo seco e ação do homem geram o problemas para a Defesa Civil. Ensaio de fotos revela luta contra as chamas.

14 de outubro de 2011 · 15 anos atrás
  • Victor Moriyama

    Victor Moriyama é um fotojornalista brasileiro baseado em São Paulo.

“O mês de Setembro não tem sido fácil para nós”, desabafou o chefe da Defesa Civil de São José dos Campos, José Benedito, cuja equipe chegou a atender a uma média diária de 3 a 5 ocorrências de queimadas na região. O tempo seco aliado a ação do homem são os principais causadores desses pesadelos. No Brasil, as queimadas e desmatamentos são responsáveis por até 75% das emissões de carbono. São elas que colocam o país entre os 10 maiores emissores do planeta, segundo o próprio.

Em escala nacional, o problema das queimadas no estado de São Paulo é menor, tanto em área quanto em dano, quando comparado a outros estados, como Bahia, Amazonas e Pará. Entretanto, o uso da queimada está enraizado em hábitos culturais das regiões interioranas do estado, como as práticas pecuárias de renovação de pastagens ou queima de lixo caseiro, que pode sair de controle. Assim, grandes queimadas são comuns na região do Vale do Paraíba. “Se as pessoas tivessem consciência do estrago que faz uma simples bituca de cigarro acesa jogada para fora do carro na estrada, elas até parariam de fumar,” lamenta Benedito

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



 

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
6 de maio de 2026

PL dos Minerais Críticos avança na Câmara sob críticas de ambientalistas e especialistas

Organizações apontam falta de debate público, riscos de flexibilização socioambiental e pressão sobre territórios indígenas e áreas marinhas

Notícias
6 de maio de 2026

Sítio arqueológico é vandalizado com pichações no Parque Nacional Serra do Cipó

Local teve a visitação interditada enquanto aguarda vistoria do Iphan para mensurar os danos ao patrimônio arqueológico; ICMBio abre canal de denúncias para identificar suspeitos

Colunas
6 de maio de 2026

O Relógio da Dignidade: o despertar de um paradigma

O debate sobre o fim da escala 6×1 no mercado de trabalho não é apenas uma disputa entre capital e trabalho, mas uma reavaliação do conceito de produtividade na era da economia do conhecimento

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.