Dicionário Ambiental

O que é Ecoturismo

Entenda este ramo do turismo que utiliza o contato com a natureza para promover a educação e a conservação ambiental.

20 de fevereiro de 2015 · 7 anos atrás

Ecoturismo ou turismo ecológico é o “segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações”. A definição acima é dada pelo Ministério do Meio Ambiente em conjunto com o EMBRATUR – Instituto Brasileiro de Turismo e segue aquela criada pela Sociedade Internacional de Ecoturismo (TIES ou The International Ecotourism Society).

Este ramo do turismo é caracterizado pelo contato com ambientes naturais, pela realização de atividades que promovam a vivência e o conhecimento da natureza e pela proteção das áreas onde ocorre. Isto é, ele está fundado nos conceitos de educação, conservação e sustentabilidade. O ecoturismo pode ser entendido, então, como as atividades turísticas baseadas na relação sustentável com a natureza, comprometidas com a conservação e a educação ambiental.

É um segmento turístico importante ao fazer contribuições positivas significativas para o bem-estar ambiental, social, cultural e econômico dos destinos e das comunidades locais ao redor do mundo: através dele são oferecidos incentivos econômicos eficazes para a conservação e valorização da diversidade biológica e cultural e ajuda a proteger o patrimônio natural e cultural ao redor do mundo. Ele se prova também como uma ferramenta eficaz para capacitar as comunidades locais ao redor do mundo à alcançar um desenvolvimento sustentável. Além disso, o ecoturismo tem incentivado a aplicação de práticas sustentáveis aos demais segmentos da indústria do turismo.

Hoje é o ramo da indústria do turismo que mais cresce. Enquanto o turismo convencional cresce 7,5% ao ano, o ecoturismo cresce a taxas de 15 a 25% por ano. Segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT), 10% dos turistas em todo o mundo buscam o turismo ecológico. O faturamento anual do ecoturismo, a nível mundial, é estimado em US$ 260 bilhões, do qual o Brasil se apropriaria com cerca de US$ 70 milhões.

A oferta turística do segmento, além dos serviços comuns de hospedagem, transporte, alimentação, entretenimento, agenciamento, recepção, guiamento e condução, inclui também atividades na natureza que o caracterizam e permitem a integração do turista com o ambiente natural. Algumas das atividades que podem ser realizadas no âmbito do segmento de ecoturismo são: observação de fauna (relaciona-se com o comportamento e habitats de determinados animais); observação de flora (permite compreender a diversidade dos elementos da flora e seus usos); observação de formações geológicas e as visitas a cavernas (espeleoturismo); observação astronômica (estrelas, eclipses, queda de meteoros); mergulho livre; caminhadas; trilhas e safáris fotográficos.

O ecoturismo surgiu como movimento ambiental global no final de 1970, uma resposta às preocupações com o desenvolvimento econômico, à degradação do meio ambiente e as questões sociais provocadas pelo turismo em massa. No Brasil, o conceito foi introduzido pelo EMBRATUR que iniciou em 1985 o Projeto Turismo Ecológico. Dele surgiu, dois anos depois, a Comissão Técnica Nacional, a primeira iniciativa com intenção de regular o segmento. Na mesma década também surgiram os primeiros cursos para guias especializados. Com a Rio 92, este tipo de turismo ganhou visibilidade e impulsionou o mercado brasileiro. Em 1994, com a publicação das Diretrizes para uma Política Nacional de Ecoturismo, o turismo ecológico passou a ser conceituado e denominado como Ecoturismo.

Leia também

Dicionário Ambiental
30 de janeiro de 2015

O que é a Compensação Ambiental

Saiba mais sobre este instrumento que visa equilibrar os prejuízos ao meio ambiente causados por empreendedores de significativo impacto ambiental.

Dicionário Ambiental
5 de fevereiro de 2015

O que é o programa ARPA (Áreas Protegidas da Amazônia)

Saiba mais sobre aquele que é considerado o maior programa de conservação de florestas tropicais do planeta.

Dicionário Ambiental
12 de fevereiro de 2015

O que são Cotas de Reserva Ambiental (CRAs)

Entenda este mecanismo, uma solução inteligente na resolução do enorme passivo ambiental brasileiro

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Comentários 16

  1. SAMOEL diz:

    ONDE COSTUMA SER REALIZADO O ECO TURISMO


  2. Fagno diz:

    Seria interessante citar as fontes ao fim do artigo, uma vez que os links de acesso estão inativos!


  3. Muito bom site, traz informações importantes e fácil de entender. No momento em o meio ambiente está sendo inimigo do desenvolvimento segundo o atual governo, mas aqui mostra que a natureza gera riqueza e renda para os moradores locais sem ser preciso desmatar. Tenho o mesmo pensamento e prego isso no meu blog .https://bit.ly/2KCn2LQ


  4. sabrina diz:

  5. sabrina diz:

    para ajudar a proteger e preservar a natureza Sophia.


  6. Sophia diz:

    Por que existe o ecoturismo?


  7. Emerson diz:

    Vlw me ajudou na prova


  8. Regina diz:

    Estou elabotando um tcc com o tema ecoturismo na região de Parelheiros , alguém me indica algo a ler e me aprofundar mais?


  9. luiza diz:

    voce nao sabe do que tá falando. isso é muito importante


  10. luiza diz:

    obrigada tirei nota 10 no trabalho


    1. Olívia diz:

  11. lourival diz:

    Façgo atividades ecoturisticas como: trilhas, rapel, tiroleza etc… Há mais ou menos 6 anos. Estou pensando seriamente em explorar de forma prifissional, já que muitas pessoas vem sugerindo. O que preciso fazer para formalisar esta atividade?


  12. Gerri diz:

    Tenho um blog onde posto algumas fotos de aventuras em minha região.
    Faço ecoturismo por hobby, e acho importante divulgar para incentivar as pessoas à prática, e também a uma maior consciência ambiental. http://gerrisoares.spaceblog.com.br/


  13. EVERTON CARVALHO diz:

    TEMOS UM PROJETO DE ECOTURISMO PARA A REGIÃO DE VISCONDE DE MAUÁ – QUEREM CONHECER? http://WWW.ABIDES.ORG.BR
    [email protected]


    1. lorena diz:

      nao emtedina eu vou leva 0 na prova