COP é a sigla usada para se referir à Conferência das Partes, isto é, a conferência dos países que fazem parte de alguma das diferentes convenções criadas no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU). Existem várias “convenções”, como a dos Direitos das Crianças, a do Combate à Desertificação ou a da Biodiversidade, por exemplo.
Uma das convenções da ONU mais famosas, no entanto, é a Convenção-Quadro Sobre a Mudança do Clima, conhecida pela sigla nada amigável UNFCCC (United Nations Framework Convention on Climate Change).
A Convenção sobre mudanças climáticas foi criada em 1992, aqui no Brasil, durante a Eco-92, para atender a um crescente chamado da ciência por maior proteção ambiental. Desde então, o objetivo principal da UNFCCC é “prevenir a interferência humana perigosa no sistema climático”.
A partir de 1995, as “partes” desta convenção começaram a se reunir anualmente para decidir o que fazer para alcançar essa prevenção. Em termos práticos, significa que os países-membros se encontram para discutir medidas de redução das emissões de gases de efeito estufa, para avaliar o progresso dos membros em lidar com as mudanças climáticas e negociar acordos em nível global para o enfrentamento da crise.
A primeira COP do Clima aconteceu em 1995, em Berlim, Alemanha. De lá para cá, acordos climáticos importantes foram firmados, como o Protocolo de Kyoto (1997) e o Acordo de Paris (2015), que, em termos práticos, o substituiu.
O que é decidido em uma COP tem força de lei. Isto é, os países participantes são juridicamente obrigados a colocar em prática o que foi acordado na reunião anual. Atualmente, 198 países participam das COPs do Clima – isso antes de uma eventual saída dos Estados Unidos, prometida pelo presidente Donald Trump.
Em 2025, as COPs do Clima chegam em sua 30a edição. A COP30 será realizada no Brasil, entre 10 e 21 de novembro, na capital paraense, Belém. Está é a primeira vez que o país seria uma Conferência do Clima da ONU.
Leia também

O que são as INDCs
A caminho da COP 21, países devem apresentar metas individuais que formarão a base do acordo do clima a ser firmado em Paris, em dezembro de 2015. Entenda sua importância. →

O que são Cotas de Reserva Ambiental (CRAs)
Entenda este mecanismo, uma solução inteligente na resolução do enorme passivo ambiental brasileiro →

O que é a Zona Econômica Exclusiva
Entenda o que delimita as 200 milhas náuticas sobre as quais países costeiros têm prioridade de uso e responsabilidade de preservar →