Fotografia

Ricardo Gomes, o craque das câmeras

Ricardo Gomes já fotografou de tudo, de tiroteios a casamento. Mas adora fazer imagens da natureza. Ele será o novo editor da seção de fotografias de O Eco.

Carlos Secchin ·
28 de outubro de 2005 · 21 anos atrás

Depois de um breve e auspicioso reinado, passo o posto de Editor de Fotografia para o Ricardo Gomes. A bola agora está com um profissional multimídia que é craque no registro de imagens em foto e vídeo. E ambientalista dedicado.

Ricardo está habilitado a vestir qualquer camisa de seleção dos mais completos fotógrafos do país. É, entre outras coisas, biólogo marinho de formação, fotógrafo por vocação, mergulhador, produtor de vídeo submarino, produtor de vídeos comerciais para indústrias e para eventos sociais.

Foi fotógrafo de O Globo, sub-editor de fotografia do Extra e já mirou suas lentes sobre muita coisa. Casamentos, tiroteios nos morros cariocas, manifestações políticas e, é claro, a natureza. São dela as imagens que estão publicadas neste ensaio. Ricardo dá também aula de foto-jornalismo e coordena no Rio de Janeiro o Projeto Baleia Franca, que acompanha os cetáceos que aparecem no litoral da cidade.

Dotado de um olhar aguçado e de disparo rápido, Ricardo conhece muito do gigantesco e complexo mercado digital de equipamento fotográfico, vídeo e som. O Eco, sabendo disso, lhe fez um duplo convite. Editar a seção de fotografias e escrever uma coluna, a ser lançada em breve, sobre as novidades de um segmento que não pára de crescer e dominar a preferência dos profissionais de imagens. É uma grande sacada de O Eco: criar um espaço para os leitores conhecerem mais sobre a construção de imagens digitalizadas.

  • Carlos Secchin

    Carlos Secchin é engenheiro e fotógrafo, Carioca, vive no Cerrado onde se dedica a conservar uma pequena porção deste rico bi...

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Colunas
18 de setembro de 2026

Duas cartas e uma conta que não fecha

No primeiro semestre deste ano, foram publicados dois importantes estudos relativos à conservação no Brasil e realizados dois fóruns igualmente importantes

Salada Verde
18 de setembro de 2026

91% dos brasileiros consideram importante que candidatos apresentem propostas climáticas

Pesquisa Ipsos encomendada pelo Observatório do Clima ouviu 1.800 pessoas e mostra que 62% consideram o tema muito importante; Veja Levantamento

Colunas
17 de setembro de 2026

A palavra que derruba a floresta

Na Amazônia, o discurso político pode estimular o desmatamento mesmo quando não há mudanças formais na legislação ou na fiscalização

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.