
Dizem lá no norte que a ferroada da Tucandeira é a única coisa que faz caboclo chorar.
Provoca dores lancinantes e calafrios. Também conhecida por Tucandira ou Tucanguira (Paraponera clavata), esta formiga que chega a 5 cm de comprimento, tem hábitos solitários e pode ser encontrada em toda região norte do Brasil. Costuma-se ser ativa mais à noite, e é utilizada em rituais de passagem pelos índios saterés-maués, quando se coloca um grande número de formigas numa luva de palha, e o índio adolescente tem que agüentar suas ferroadas nas mãos. Adriano Gambarini encontrou este indivíduo à noite na região do Rio Juruena, MT e fotografou com uma Nikon D200, lente macro 100 mm e dois flashes.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
((o))eco relança a Campanha de Membros para sustentar jornalismo ambiental aberto e independente
Programa amplia participação de leitores e busca sustentar produção independente sem adoção de paywall →
Mulheres e Oceano: infra estruturas invisíveis da vida?
Tanto o oceano quanto as mulheres carregam uma expectativa silenciosa de que vão aguentar mais um pouco. Mas nenhum sistema consegue ser resiliente para sempre →
Decisão do STF sobre tributos na cadeia de reciclagem preocupa setor
ANAP afirma que incidência de PIS e Cofins pode elevar custos operacionais e pressionar atividades ligadas à coleta e comercialização de materiais recicláveis →


