Fotografia

Distrito do Cerrado

Fotógrafo Carlos Secchim leva ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro uma bela exposição com flores do Cerrado. Imagens foram clicadas em fazenda próxima à capital federal.

Carlos Secchin ·
14 de julho de 2008 · 17 anos atrás

Não é novidade para ninguém que os prédios e palácios do governo brasileiro ocupam espaço de destaque no mapa do Distrito Federal. Mas, que as bases dos três Poderes dividem os holofotes com uma fazenda de 1.780 hectares repletos de espécies nativas do Cerrado, pouco se fala. Este cenário promete começar a mudar a partir da desta terça-feira, às 17:30hs, quando o Jardim Botânico do Rio de Janeiro abre suas portas para o público acompanhar a exposição “Efêmeras florações”, do fotógrafo Carlos Secchim.

Contratado por uma empresa que detém a propriedade, Secchim passou os últimos quatro anos visitando periodicamente a área praticamente intocada. Sua missão, em primeira instância, era coletar dados e informações sobre reflorestamento de mata nativa e madeira certificada para futura utilização – um dos projetos que a firma pretende implantar em seus domínios. Os outros são de ecoturismo, com a instalação de um resort internacional, e aproveitamento do potencial aqüífero pelas indústrias.

Mas, além do trabalho como contratado da empresa, Secchim deu um passo extra: decidiu fotografar o que há de mais representativo do Cerrado na região que fica próxima a Planaltina e em frente a um marco histórico chamado Pedra Fundamental. “Faço um acompanhamento das flores belíssimas e de curta duração que há ali”, explica o fotógrafo ao ser questionado sobre o título de sua exposição. Inspirado nas técnicas da botânica inglesa Margareth Mee, que se especializou em Amazônia Brasileira, ele fez um tratamento gráfico especial para cada imagem. “Seria muita pretensão querer me igualar a ela, mas tentei fazer algo semelhante, mesmo sendo o seu trabalho voltado para matas fechadas e escuras”, diz.

A mostra permanece na Casa VI do Jardim Botânico, sede da Associação dos Amigos do parque, até o mês de setembro. O Eco traz aqui uma pequena amostra das imagens clicadas por Secchim nos diversos ecossistemas da fazenda: Campos limpos, úmidos, cerradão e vereda. Basta clicar ao lado para conferir.

* Apresentação: Felipe Lobo


  • Carlos Secchin

    Carlos Secchin é engenheiro e fotógrafo, Carioca, vive no Cerrado onde se dedica a conservar uma pequena porção deste rico bi...

Leia também

Notícias
19 de dezembro de 2025

STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas

Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas

Análises
19 de dezembro de 2025

Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal 

Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção

Reportagens
19 de dezembro de 2025

Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional

Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.