“Bolsonaro gastou apenas 0,16% do orçamento da União com Meio Ambiente” e mais
18 de abril de 2023
O ex-presidente Jair Bolsonaro destinou ao Meio Ambiente, durante todo seu governo, apenas 0,16% do total do orçamento da União. Entre 2019 e 2022, a área ambiental teve uma perda real de 17% na execução, passando de R$ 3,3 para R$ 2,7 bilhões. Os valores foram levantados com exclusividade pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), a partir do relatório “Depois do Desmonte – Balanço Geral dos Gastos da União 2019-2022”, lançado nesta segunda-feira (17).
Estratégica para a conservação da biodiversidade, a região da Costa Amazônica, onde está situada a bacia sedimentar da Foz do Amazonas, abriga cerca de 80% dos manguezais existentes em território brasileiro. A tentativa de exploração petrolífera na região – considerada a nova fronteira para expansão da atividade – representa a chance ideal para que se conduza, pela primeira vez, uma Avaliação Ambiental de Área Sedimentar (AAAS) sobre toda uma bacia ainda não explorada. Isto é o que afirma em entrevista ao ((o))eco, Luis Enrique Sánchez, um dos autores de novo estudo publicado nesta segunda-feira (17).
Conhece alguém que se interesse pela temática do meio ambiente?
Você pode sugerir a nossa curadoria clicando aqui.
Boa leitura!
Equipe ((o))eco
Ei! Você já faz parte do Whatsapp do ((o))eco?
Ele é mais um canal para você se manter atualizado das notícias do meio ambiente. Lá, você vai receber nossos boletins de áudio, reportagens imperdíveis e conteúdos sobre meio ambiente direto na palma da sua mão. E, toda segunda-feira, a sua semana começa com uma notícia positiva do nosso EcoCast!
Vem com a gente! Basta Clicar no banner da preguicinha para participar 👇🏾
Foz do Amazonas: Brasil deveria conduzir avaliação ambiental estratégica para mensurar impactos
Bolsonaro gastou apenas 0,16% do orçamento da União com Meio Ambiente
Filhote de onça-parda é resgatado no interior do estado do Rio de Janeiro
Está gostando da nossa newsletter diária? Você pode receber todos os fins de semana a nossa Newsletter O Eco+ — mais completa e analítica — participando da nossa campanha de membros. Além disso, você ajuda a financiar o jornalismo ambiental independente. É só clicar abaixo para se inscrever.