Newsletter Eleições 2022 | Notícias da Semana #4
16 de outubro de 2022
“É muito claro o resultado do que aconteceu e acontece no Brasil nos últimos anos. O agro não parou nem na pandemia. O agro é o grande pilar de sustentação deste país e tem responsabilidade com o desenvolvimento, com a geração de emprego e renda, com a segurança jurídica e, principalmente, com o direito à propriedade”, afirmou à imprensa o deputado federal pelo Paraná, Sérgio Souza (MDB-PR), após reunião com Bolsonaro no Palácio da Alvorada. Souza também é presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) que, na quarta-feira (05/10), deu seu apoio oficial ao atual mandatário. Débora Pinto mostra como o presidente segue consolidando sua base de apoio para o pleito que ocorrerá no próximo dia 30 de novembro.
Uma das consequencias da operação Lex Et Ordo, realizada pela Polícia Federal e pelo Ibama no rio Madeira, Rondônia, foi a destruição das dragas de garimpo ilegal. A outra foi “contaminar” o ambiente da disputa político-eleitoral do segundo turno para governador no estado. O clima entre os defensores do garimpo passou a ser de revolta. Em vídeo gravado para as redes sociais, o candidato Marcos Rogério (PL) disse ter ficado chocado com as imagens da destruição dos equipamentos. Apesar de comum no estado, a atividade garimpeira ainda estava, de certa forma, fora das principais discussões entre os candidatos desde o primeiro turno. Fabio Pontes revela como a operação pode ter alterado esse quadro.
No último debate entre os candidatos ao governo de São Paulo, Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos), realizado na segunda-feira (10/05) pelo Grupo Bandeirantes, foi possível perceber os reflexos da rivalidade que também se segue nas eleições presidenciais, incluindo a polarização sobre pautas ambientais. Cada um dos adversários paulistas atacou o adversário utilizando como argumento falas e ações de Lula e Bolsonaro. Débora Pinto assistiu ao embate e nos conta como os candidatos explicitaram divergências em temas como o licenciamento ambiental e a privatização da Sabesp.
Boa leitura.
Redação ((o))eco