Newsletter O Eco+ | Edição #162, Agosto/2023
27 de agosto de 2023
Um gato fantasma: errante, solitário e que se camufla pelos campos do Pampa com sua pelagem cor “de palha”. Esse é o gato-palheiro-do-pampa, um dos felinos mais ameaçados do mundo, com menos de 50 indivíduos estimados na natureza. A reportagem especial de Duda Menegassi em parceria com o Vós mostra os esforços de pesquisadores que tentam monitorar o raro e ameaçado felino e construir estratégias para salvá-lo da extinção. “É uma espécie que não se salva mais sozinha. Tem que ter interferência humana”, sentencia o zoólogo. Fábio Mazim, consultor ambiental que apoia o projeto de monitoramento e membro do Pró-Carnívoros.
Outra espécie em perigo de extinção que tem sido pauta em ((o))eco é a arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari), endêmica da Caatinga. Em maio passado, três araras-azuis-de-lear foram apreendidas no Aeroporto Internacional Hazrat Shahjalal, em Bangladesh, vítimas do tráfico ilegal. O repórter Aldem Bourscheit mostrou que as aves faleceram e que o Brasil não teria obtido contato para repatriá-las. Na apreensão, as de-lear estavam num lote de 69 animais importados sem licença, incluindo aves australianas e espécies não brasileiras de tucanos e de periquitos. O importador foi multado e teve a licença suspensa por 1 ano. O representante do governo bengalês não comentou a ((o))eco sobre a possível causa dos óbitos e nem quando as araras brasileiras morreram. Enquanto isso, no Equador, uma conquista da consulta popular para a conservação: o país tornou-se o primeiro do mundo a banir, por plebiscito, a exploração de combustíveis fósseis em uma região ambientalmente sensível. Cristiane Prizibisczki mostra como a população decidiu acabar com a exploração de petróleo no Parque Nacional Yasuni, situado no coração da Amazônia equatoriana. Já no Brasil, o primeiro ano do novo governo Lula segue marcado pela briga por uma nova fronteira de exploração petrolífera no país.
Boa leitura!
Redação ((o))eco
· Destaques ·
O gato fantasma do Pampa: o felino mais ameaçado do mundo
Araras-de-lear apreendidas em maio deste ano em Bangladesh morreram
Após consulta pública, Equador decide não explorar petróleo em parque amazônico
· Conservação no Mundo ·
Pequenas áreas, grandes resultados. Em Melbourne, na Austrália, cientistas descobriram que adicionar arbustos nativos em pontos verdes urbanos fez o número de espécies de insetos no local aumentar sete vezes. Ao todo, os pesquisadores contabilizaram 94 espécies diferentes de insetos, sendo 91 nativas da região. A descoberta foi publicada na revista Ecological Solutions and Evidence. [Yale360]
Protegendo futuras lagostas. Na Indonésia, a exportação de larvas de lagosta é proibida desde 2021. Acontece que a vizinha Singapura ainda permite sua importação servindo tanto como um mercado-chave como como um centro comercial regional. As lagostas estão entre os principais produtos pesqueiros da Indonésia, mas a exportação ilegal de larvas e filhotes custou ao país aproximadamente 64 milhões de dólares em receitas perdidas só em 2019. O país busca ajuda de Singapura para aumentar a vigilância de produtos importados da Indonésia e enfraquecer o contrabando. [Mongabay]
· Animal da Semana ·
O animal da semana é o lobo-guará!
Animal que representa o Cerrado e já virou até estampa de nota de 200 reais. A denominação “lobo” não passa de apelido, já que o animal não pertence aos gêneros Canis (cães, lobos, coiotes e chacais) ou Vulpes (raposas), que formam a família Canidae.
Uma curiosidade da espécie é que os filhotes de lobo-guará nascem com a pelagem preta e cauda branca, diferente da conhecida cor vermelho-dourada adquirida com a maturidade do animal.
As populações de lobo-guará estão classificadas pela IUCN como “Quase ameaçados” (Near Threatened) e pelo ICMBio como “Vulnerável à extinção”.
🎨 Gabriela Güllich (@fenggler)
· Dicas Culturais ·
• Pra ler •
Lobos da Canastra | Adriano Gambarini
Nossa ilustração de “animal da semana” é a capa do e-book “Lobos da Canastra”, de Adriano Gambarini, com organização de ((o))eco. Com 66 lobos-guará capturados ao longo de oito anos, programa desvenda hábitos que ajudam na conservação dessa espécie do Cerrado.
• Pra ouvir •
Dinheiro na mão é vendaval | Prato Cheio – O Joio e o Trigo
A emergência climática é a pauta da vez e as energias renováveis são a resposta que o mundo espera – pelo menos do Brasil. Mas, será que a exploração desses recursos é realmente uma saída “verde”? Nesse episódio, fomos até a Paraíba para entender porque o Polo da Borborema quer barrar a chegada desses empreendimentos. Também rodamos Pernambuco para ouvir agricultores e agricultoras familiares que já foram impactadas pelos parques de energia eólica.
• Pra assistir •
Princesa Mononoke | Hayao Miyazaki
Após enfrentar um deus javali enfurecido, o príncipe Ashitaka é amaldiçoado com um mal que pode matá-lo. Para encontrar a cura, ele decide viajar para longe e acaba se envolvendo numa batalha entre os deuses animais da floresta e os moradores de uma vila de mineradores, que aos poucos estão destruindo a floresta.