Biblioteca do ((o))eco

Newsletter O Eco+ | Edição #162, Agosto/2023

O felino mais ameaçado do mundo, apreensão de silvestres e o petróleo no Equador

Newsletter O Eco+ | Edição #162, Agosto/2023

27 de agosto de 2023

Um gato fantasma: errante, solitário e que se camufla pelos campos do Pampa com sua pelagem cor “de palha”. Esse é o gato-palheiro-do-pampa, um dos felinos mais ameaçados do mundo, com menos de 50 indivíduos estimados na natureza. A reportagem especial de Duda Menegassi em parceria com o Vós mostra os esforços de pesquisadores que tentam monitorar o raro e ameaçado felino e construir estratégias para salvá-lo da extinção. “É uma espécie que não se salva mais sozinha. Tem que ter interferência humana”, sentencia o zoólogo. Fábio Mazim, consultor ambiental que apoia o projeto de monitoramento e membro do Pró-Carnívoros.

Outra espécie em perigo de extinção que tem sido pauta em ((o))eco é a arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari), endêmica da Caatinga. Em maio passado, três araras-azuis-de-lear foram apreendidas no Aeroporto Internacional Hazrat Shahjalal, em Bangladesh, vítimas do tráfico ilegal. O repórter Aldem Bourscheit mostrou que as aves faleceram e que o Brasil não teria obtido contato para repatriá-las. Na apreensão, as de-lear estavam num lote de 69 animais importados sem licença, incluindo aves australianas e espécies não brasileiras de tucanos e de periquitos. O importador foi multado e teve a licença suspensa por 1 ano. O representante do governo bengalês não comentou a ((o))eco sobre a possível causa dos óbitos e nem quando as araras brasileiras morreram. Enquanto isso, no Equador, uma conquista da consulta popular para a conservação: o país tornou-se o primeiro do mundo a banir, por plebiscito, a exploração de combustíveis fósseis em uma região ambientalmente sensível. Cristiane Prizibisczki mostra como a população decidiu acabar com a exploração de petróleo no Parque Nacional Yasuni, situado no coração da Amazônia equatoriana. Já no Brasil, o primeiro ano do novo governo Lula segue marcado pela briga por uma nova fronteira de exploração petrolífera no país.

Boa leitura!

Redação ((o))eco

· Destaques ·

O gato fantasma do Pampa: o felino mais ameaçado do mundo

Pesquisadores tentam monitorar o raro e ameaçado gato-palheiro-dos-pampas e construir estratégias para salvá-lo da extinção. Restam menos de 50 indivíduos na natureza

Mais

Araras-de-lear apreendidas em maio deste ano em Bangladesh morreram

O Brasil não teria obtido contato para repatriar as aves. Outros animais confiscados no Suriname chegam amanhã (23) ao país

Mais

Após consulta pública, Equador decide não explorar petróleo em parque amazônico

Resultado de plebiscito é resposta dos equatorianos à inação do governo no combate às mudanças climáticas. Brasil precisa seguir o mesmo caminho, dizem especialistas

Mais

· Conservação no Mundo ·

Pequenas áreas, grandes resultados. Em Melbourne, na Austrália, cientistas descobriram que adicionar arbustos nativos em pontos verdes urbanos fez o número de espécies de insetos no local aumentar sete vezes. Ao todo, os pesquisadores contabilizaram 94 espécies diferentes de insetos, sendo 91 nativas da região. A descoberta foi publicada na revista Ecological Solutions and Evidence. [Yale360]


Protegendo futuras lagostas. Na Indonésia, a exportação de larvas de lagosta é proibida desde 2021. Acontece que a vizinha Singapura ainda permite sua importação servindo tanto como um mercado-chave como como um centro comercial regional. As lagostas estão entre os principais produtos pesqueiros da Indonésia, mas a exportação ilegal de larvas e filhotes custou ao país aproximadamente 64 milhões de dólares em receitas perdidas só em 2019. O país busca ajuda de Singapura para aumentar a vigilância de produtos importados da Indonésia e enfraquecer o contrabando. [Mongabay]

· Animal da Semana ·

O animal da semana é o lobo-guará!

Animal que representa o Cerrado e já virou até estampa de nota de 200 reais. A denominação “lobo” não passa de apelido, já que o animal não pertence aos gêneros Canis (cães, lobos, coiotes e chacais) ou Vulpes (raposas), que formam a família Canidae.

Uma curiosidade da espécie é que os filhotes de lobo-guará nascem com a pelagem preta e cauda branca, diferente da conhecida cor vermelho-dourada adquirida com a maturidade do animal.

As populações de lobo-guará estão classificadas pela IUCN como “Quase ameaçados” (Near Threatened) e pelo ICMBio como “Vulnerável à extinção”.

🎨 Gabriela Güllich (@fenggler)

· Dicas Culturais ·

• Pra ler •

Lobos da Canastra | Adriano Gambarini

Nossa ilustração de “animal da semana” é a capa do e-book “Lobos da Canastra”, de Adriano Gambarini, com organização de ((o))eco. Com 66 lobos-guará capturados ao longo de oito anos, programa desvenda hábitos que ajudam na conservação dessa espécie do Cerrado.

Biblioteca ((o))eco

• Pra ouvir •

Dinheiro na mão é vendaval | Prato Cheio – O Joio e o Trigo

A emergência climática é a pauta da vez e as energias renováveis são a resposta que o mundo espera – pelo menos do Brasil. Mas, será que a exploração desses recursos é realmente uma saída “verde”? Nesse episódio, fomos até a Paraíba para entender porque o Polo da Borborema quer barrar a chegada desses empreendimentos. Também rodamos Pernambuco para ouvir agricultores e agricultoras familiares que já foram impactadas pelos parques de energia eólica.

Spotify

• Pra assistir •

Princesa Mononoke | Hayao Miyazaki

Após enfrentar um deus javali enfurecido, o príncipe Ashitaka é amaldiçoado com um mal que pode matá-lo. Para encontrar a cura, ele decide viajar para longe e acaba se envolvendo numa batalha entre os deuses animais da floresta e os moradores de uma vila de mineradores, que aos poucos estão destruindo a floresta.

Netflix

Mais de ((o))eco