Newsletter O Eco+ | Edição #215, Setembro/2024
29 de setembro de 2024
“Na ponta do lápis, sem contabilizar a participação voluntária de vários profissionais, a reabilitação de um filhote de lobo-guará é custosa”, explica Otávio Maia na sua coluna em ((o))eco. O médico veterinário traz uma reflexão sobre reabilitação de filhotes após a morte de mais um lobo-guará solto na natureza. Diante da “ansiedade do zelo” que assombra todos os envolvidos no monitoramento, os cuidados rotineiros e outras dezenas de detalhes faz com que a ‘conexão de afeto’ seja um componente fundamental para aumentar a chance de a reabilitação de filhotes de lobos-guarás ser bem-sucedida.
Cientistas buscam explicações para o encolhimento da única população do pato-mergulhão (Mergus octosetaceus) no Tocantins, numa das poucas regiões no país que mantêm condições ambientais para abrigar a espécie, altamente ameaçada de extinção. Na reportagem de Aldem Bourscheit, vemos os esforços de cientistas que percorrem uma maratona aquática de 145 km de águas cristalinas, com barreiras que forçam os botes infláveis a serem carregados pelas margens arenosas para estudar a espécie. Em 2019, foram estimadas 25 aves adultas. O trabalho foi interrompido na pandemia de Covid-19. Em seguida, os números começaram a cair. Este ano, foram estimados de 16 a 18 adultos. Em agosto deste ano, só um ninho com filhotes foi identificado pelos recenseadores. Na mesma época, apenas dois dos 8 filhotes nascidos em julho foram avistados, ainda sem poder voar.
VOTE PELO CLIMA: As eleições estão chegando e o meio ambiente não pode deixar de ser destaque. ((o))eco organizou uma série de lives em parceria com o Instituto Clima de Eleição e o NOSSAS, trazendo especialistas para debates sobre mobilidade urbana (23/09), gestão de resíduos e saneamento (25/09), qualidade do ar e saúde (30/09) e desastres ambientais e adaptação climática (02/10). Nossos leitores podem tanto assistir as transmissões passadas no nosso canal do Youtube quanto acompanhar os próximos debates ao vivo, com oportunidade de fazer perguntas sobre os temas diretamente para os convidados.
Boa leitura!
Redação ((o))eco
· Destaques ·
Conexão de afeto
O misterioso declínio do pato-mergulhão no Tocantins
Mobilidade: “A gente precisa diminuir o número de carros nas cidades”, resume especialista
· Conservação no Mundo ·
Decoração sustentável. Na Alemanha, milhares de pessoas adotaram o ‘balkonkraftwerk’, ou varanda solar. Ao contrário da energia fotovoltaica em telhados, a tecnologia não exige que os usuários sejam proprietários de suas casas, e qualquer pessoa capaz de conectar um eletrodoméstico pode configurá-lo. A facilidade de instalação e uma combinação potente de políticas públicas para incentivar a adoção tornaram a prática extremamente popular. Mais de 550.000 varandas solares estão espalhadas por cidades e vilas em todo o país, metade das quais foram instaladas em 2023. [Grist]
Só no papinho. Há meio século, cientistas indicaram que baleias poderiam ser capazes de se comunicar umas com as outras através de grandes distâncias, mas durante décadas ninguém tinha conseguido capturar a conversa em flagrante. Um novo estudo da Universidade de Hokkaido (Japão) oferece a primeira evidência convincente de que as baleias de barbatanas conseguem sincronizar os seus mergulhos, mesmo estando a muitos quilômetros de distância. [Yale360]
· Dicas Culturais ·
• Pra ouvir •
Estudo mostra como o Estado brasileiro estimula desastres ambientais | Ambiente é o Meio
O podcast recebe a pesquisadora Juliana Neves Barros, docente da Universidade Federal do Recôncavo Baiano, para debater a responsabilidade dos Poderes Executivo e Legislativo no desencadeamento dos últimos desastres ambientais no Brasil, como enchentes e deslizamentos de terra.
• Pra assitir •
A Lei da Água – Novo Código Florestal | André D’Elia e Fernando Meirelles
O documentário brasileiro retrata a importância das florestas para a conservação das águas, explicando a relação do novo Código Florestal e a crise hídrica brasileira. O longa é uma realização sem fins lucrativos, com financiamento coletivo e parcerias entre o Instituto Socioambiental (ISA), WWF-Brasil, Fundação SOS Mata Atlântica, Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e Bem-Te-Vi Diversidade.