“O colapso da Mata Atlântica: como o desmatamento afeta a vida de um ecossistema” e mais
22 de maio de 2023
“Após a perda de espécies, as interações ecológicas podem ser interrompidas e desencadear efeitos em cascata. Em particular, o desaparecimento de certas espécies pode levar à perda dos seus predadores, dispersores ou polinizadores, resultando em profundos desequilíbrios ecossistêmicos – o chamado colapso ecológico.” Esse é o alerta de um grupo de pesquisadores brasileiros que analisou como o desmatamento afeta o equilíbrio ecológico na Mata Atlântica. O artigo foi publicado na revista científica Biological Conservation na quarta-feira (17) .
De sexta-feira (19) até domingo (21), o campus da Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista, recebeu a 16ª edição do Encontro Brasileiro de Observação de Aves, o Avistar-Brasil. Após três anos no formato virtual, o evento voltou a acontecer presencialmente. A programação gratuita contou com palestras, apresentação de posters, feira de livros e produtos, além de oficinas para iniciantes na atividade de birdwatching – como a observação de aves é conhecida – e atividades para o público infantil.
Conhece alguém que se interesse pela temática do meio ambiente?
Você pode sugerir a nossa curadoria clicando aqui.
Boa leitura!
Equipe ((o))eco
Ei! Você já faz parte do Whatsapp do ((o))eco?
Ele é mais um canal para você se manter atualizado das notícias do meio ambiente. Lá, você vai receber nossos boletins de áudio, reportagens imperdíveis e conteúdos sobre meio ambiente direto na palma da sua mão. E, toda segunda-feira, a sua semana começa com uma notícia positiva do nosso EcoCast!
Vem com a gente! Basta Clicar no banner da preguicinha para participar 👇🏾
Caminhos da conservação – Observar aves como porta de entrada para cuidar da natureza
A nostalgia como combustível para a ação
O colapso da Mata Atlântica: como o desmatamento afeta a vida de um ecossistema
Está gostando da nossa newsletter diária? Você pode receber todos os fins de semana a nossa Newsletter O Eco+ — mais completa e analítica — participando da nossa campanha de membros. Além disso, você ajuda a financiar o jornalismo ambiental independente. É só clicar abaixo para se inscrever.