
O Eco+ | Edição #235 | março/2025
23 de março de 2025
No Paraná, um acordo assinado por autarquias federais mantém pessoas e a caça de animais silvestres dentro da Reserva Biológica (Rebio) Bom Jesus. A polêmica se dá entre manter o modo de vida tradicional de 7 famílias da etnia indígena Mbyá Guarani – que ocupariam 6,7 mil ha na porção mais preservada da Bom Jesus –, e a preservação de uma área que, por lei, não permite o uso direto dos recursos naturais e a presença de moradores. A controvérsia é tema da reportagem de Aldem Bourscheit.
Em entrevista ao podcast Planeta A, a ex-presidente do Ibama Suely Araújo aponta as mudanças climáticas como ponto central nas discussões nacionais e mundiais. Em reportagem de Julia Mendes e Bruno Araujo, a urbanista, advogada e doutora em ciência política aprofundou na entrevista as causas da emergência climática, as desigualdades em torno dos impactos, os eventos extremos e os caminhos para adaptação e mitigação do país.
Na coluna de Guilherme Purvin, ele destaca a apresentação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa reconhecer a natureza como sujeito de direitos no artigo 225 da Constituição Federal. A iniciativa, da deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG), busca ampliar a proteção ambiental, garantindo direitos intrínsecos aos elementos naturais, como rios, florestas e montanhas, independentemente de sua utilidade para os seres humanos. Para o autor, embora a proposta seja nobre, ela não garante maior proteção ao meio ambiente.
Boa leitura!
Redação ((o))eco

· Destaques ·
Cientistas e ongs criticam acordo que mantém caça numa reserva biológica de Mata Atlântica
Já vivemos a crise climática e precisamos enfrentá-la, diz ex presidente do Ibama
A Natureza como Sujeito de Direitos: Mudança Conceitual ou Marketing Ecológico?

· Conservação no Mundo ·
Flor do deserto. Diabo-lanoso (Ovicula biradiata), espécie de flor da família do girassol, foi descoberta em parque do Texas, Estados Unidos, após 50 anos sem descobertas de novos gêneros de flora em parques do país. [Conexão Planeta]
DNA dos mortos ajudando os vivos. Cientistas utilizam DNA de espécimes antigos encontrados em museus para buscar a diversidade genética perdida ao longo do tempo e tomar decisões sobre a conservação de animais, como as tartarugas gigantes das Galápagos e rinocerontes africanos. [Yale E360]

· Dicas Culturais ·
• Para ler •

Caiu do céu: o promissor negócio do aquecimento global | Mckenzie Funk
No livro, o jornalista norte-americano Mckenzie Funk aponta como diferentes empresas e indivíduos têm enxergado oportunidades em meio à emergência climáticas e de que forma essas mudanças podem ser lucrativas para algumas áreas de negócios.
[Amazon]
• Para ouvir •

Mudanças Climáticas… e eu com isso?
Idealizado pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP), o podcast aborda o tema das mudanças climáticas, suas causas e consequências no clima, meio ambiente e saúde humana.
[Spotify]
• Para assistir •

Belo Monte: Depois da Inundação | Dirigido por Todd Southgate
Narrado pelo ator Peter Coyote, o documentário aponta os impactos da hidrelétrica de Belo Monte na vida de pessoas de Altamira e da bacia do rio Xingu, afluente do rio Amazonas, e no meio ambiente.
[YouTube]