O Eco+ | Edição #240 | abril/2025
27 de abril de 2025
Uma pesquisa recente mostrou que o aumento do nível do mar e a compactação de planícies de maré no litoral do estado do Amapá tem reduzido a disponibilidade de habitat e o alimento para aves limícolas migratórias, aumentando seu risco de extinção. Como aponta a repórter Carolina Lisboa, o estudo alerta que esse fenômeno pode estar ocorrendo em várias regiões do mundo, ameaçando globalmente muitas espécies que dependem das zonas úmidas costeiras para sobreviver.
Em análise, coletivos e grupos de pesquisa que defendem a pauta indígena, entre eles a Comissão Guarani Yvyrupa (CGY), discutiram sobre o direito dos Mbya Guarani de manejar seu território sobreposto pela Reserva Biológica (REBIO) Bom Jesus, no Paraná. No texto, destacam que o Termo de Compromisso entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Comunidade Indígena garante direitos e reforça as ações de conservação da biodiversidade na Mata Atlântica.
Um ano após as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre de 2024, o estado ainda reergue infraestruturas e tenta curar feridas emocionais, enquanto medidas que ajudariam a amenizar novas tragédias ficam para o futuro. Em reportagem, Aldem Bourscheit explica que é necessário acelerar a aplicação de recursos em projetos inovadores para fortalecer o estado frente a novos desastres.
Boa leitura!
Redação ((o))eco
· Destaques ·
Elevação do nível do mar ameaça aves limícolas migratórias
O direito dos Mbya Guarani de manejar seu território sobreposto pela Rebio Bom Jesus
RS ainda vulnerável: reconstrução lenta e ações preventivas adiadas
· Conservação no Mundo ·
Primeira filmagem. Após 100 anos do seu primeiro registro, um filhote de lula-colossal (Mesonychoteuthis hamiltoni) foi filmada em mar profundo. Ela carrega o título de invertebrado mais pesado do planeta, podendo chegar a sete metros de comprimento e 500 kg. [Conexão Planeta]
Proteção de pastagens da Mongólia. Batmunkh Luvsandash, um ex-pastor e engenheiro elétrico da Mongólia, protegeu mais de um milhão de acres de pastagens da indústria de mineração aliando experiência jurídica e conhecimento de pastores locais para combater empresas de mineração que danificavam o meio ambiente. [Yale E360]
· Dicas Culturais ·
• Para ler •
Utopias Amazônicas | Marcos Colón
Organizado pelo professor, jornalista, poeta e documentarista Marcos Colón, o livro reúne textos de pesquisadores locais sobre as suas utopias sobre a região e o futuro da floresta frente à devastação ambiental, grilagem, invasão de terras indígenas e desfiguração das culturas locais da região.
[Amazon]
• Para ouvir •
‘O Papa Francisco ensinou sobre o meio ambiente, a crise socioambiental’, diz arcebispo de Palmas | Estúdio CBN
Em meio a homenagens ao papa Francisco, o Estúdio CBN recebeu Dom Pedro Brito, arcebispo de Palmas e vice-presidente da Repam, que destacou durante a entrevista a atenção e o legado de Francisco em relação à pauta ambiental.
[Spotify]
• Para assistir •
Futuro da Terra | Dirigido por Alberto Alvares e Claudiney Ferreira
A série documental retrata diferentes aspectos da cultura dos povos originários brasileiros de vários estados do país, contando com depoimentos de líderes indígenas como Ailton Krenak, Cacique Raoni Metuktire, Daniel Munduruku, Célia Xakriabá, entre outros. A série é dirigida por Alberto Alvares, cineasta da etnia guarani nhandewa, nascido na aldeia Porto Lindo, em Japorã (MS) junto com o jornalista Claudiney Ferreira.






