“Orçamento para combate ao fogo cresceu 334% nos últimos cinco anos” e mais
O governo federal apresentou os resultados do primeiro ano da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo (PNMIF), anunciando que o orçamento para prevenção e combate a incêndios saltou de R$ 38,6 milhões em 2020 para R$ 167,6 milhões em 2025. Além do reforço financeiro, foram editadas sete medidas provisórias e um decreto ampliando contratações de brigadistas e elevando penas para crimes contra florestas. Mesmo com chuvas ligeiramente superiores às de 2024, o déficit hídrico e o aquecimento global seguem pressionando a segurança dos biomas brasileiros, tornando indispensável a articulação entre governo, ciência e comunidades tradicionais.
Boa leitura!
Equipe ((o))eco
29 de julho de 2025
Ei! Você já faz parte do Whatsapp do ((o))eco?
Ele é mais um canal para você se manter atualizado das notícias do meio ambiente. Lá, você vai receber nossos boletins de áudio, reportagens imperdíveis e conteúdos sobre meio ambiente direto na palma da sua mão. E, toda segunda-feira, a sua semana começa com uma notícia positiva do nosso EcoCast!
Vem com a gente! Basta Clicar no banner da preguicinha para participar 👇🏾
Orçamento para combate ao fogo cresceu 334% nos últimos cinco anos
Pelo direito de se aventurar
Estudos apontam que Brasil lidera em áreas globais aptas ao reflorestamento
Está gostando da nossa newsletter diária? Você pode receber todos os fins de semana a nossa Newsletter O Eco+ — mais completa e analítica — participando da nossa campanha de membros. Além disso, você ajuda a financiar o jornalismo ambiental independente. É só clicar abaixo para se inscrever.





