“Porque a Caatinga, único bioma exclusivo do Brasil, não é considerada patrimônio nacional” e mais
09 de maio de 2023
Pela Constituição Federal, a Caatinga não é considerada um patrimônio nacional, mesmo sendo este o único bioma exclusivamente brasileiro. “Estar entre os biomas que são patrimônio nacional dá mais visibilidade ao bioma, você começa a considerá-lo como nacional. Quando as pessoas estudam a Constituição, elas veem só aqueles biomas que estão ali como patrimônio nacional”, explica Roberta del Giudice, do Observatório do Código Florestal, sobre como a falta de conhecimento é um dos principais motivos para a invisibilização e, consequentemente, desvalorização que esse ecossistema único sofre no País.
“Na primeira temporada, buscamos escancarar atrocidades que há anos afetam Amazônia: garimpo ilegal, contaminação por mercúrio, direitos indígenas e exploração sexual infantil. Na segunda temporada, queríamos colocar o holofote em uma questão que afeta a todos, a poluição do ar causada por combustíveis fósseis. 90% das crianças do mundo respiram ar tóxico todos os dias, segundo a OMS”, argumenta Estela Renner, coautora da série Aruanas que estreia sua segunda temporada na TV Globo hoje (9), a partir das 23h10.
Conhece alguém que se interesse pela temática do meio ambiente?
Você pode sugerir a nossa curadoria clicando aqui.
Boa leitura!
Equipe ((o))eco
Ei! Você já faz parte do Whatsapp do ((o))eco?
Ele é mais um canal para você se manter atualizado das notícias do meio ambiente. Lá, você vai receber nossos boletins de áudio, reportagens imperdíveis e conteúdos sobre meio ambiente direto na palma da sua mão. E, toda segunda-feira, a sua semana começa com uma notícia positiva do nosso EcoCast!
Vem com a gente! Basta Clicar no banner da preguicinha para participar 👇🏾
Porque a Caatinga, único bioma exclusivo do Brasil, não é considerada patrimônio nacional
Série que retrata luta de ONG ambiental estreia amanhã na Globo
Inteligência Artificial e meio ambiente
MMA divulga lista de novos membros do Conselho Nacional do Meio Ambiente
Está gostando da nossa newsletter diária? Você pode receber todos os fins de semana a nossa Newsletter O Eco+ — mais completa e analítica — participando da nossa campanha de membros. Além disso, você ajuda a financiar o jornalismo ambiental independente. É só clicar abaixo para se inscrever.