Salada Verde

Série que retrata luta de ONG ambiental estreia amanhã na Globo

Segunda temporada de Aruanas mostra, em 10 episódios, enfrentamento ao lobby de petrolíferas em Brasília; atração será transmitida nas noites de terça-feira

Gabriel Tussini ·
8 de maio de 2023
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A segunda temporada da série Aruanas estreia na TV Globo amanhã (9). A produção, feita pelos Estúdios Globo em parceria com a Maria Farinha Filmes, retrata os desafios vividos pelas ativistas ambientais Natalie (Débora Falabella) e Luiza (Leandra Leal) à frente da ONG Aruana. Agora sem a presença da advogada Verônica (Taís Araújo) para tocar a organização junto com elas, Natalie e Luiza precisam enfrentar o pesado lobby de empresas petroleiras, o que inclui até uma CPI para desestabilizar seu trabalho. A série será exibida às terças-feiras, a partir das 23h10.

“Na primeira temporada, buscamos escancarar atrocidades que há anos afetam Amazônia: garimpo ilegal, contaminação por mercúrio, direitos indígenas e exploração sexual infantil. Na segunda temporada, queríamos colocar o holofote em uma questão que afeta a todos, a poluição do ar causada por combustíveis fósseis. 90% das crianças do mundo respiram ar tóxico todos os dias, segundo a OMS”, argumenta Estela Renner, autora da trama ao lado de Marcos Nisti. “Mas a série continua, sobretudo, falando de ativismo, em um dos países que mais mata ativistas no mundo”, completa.

Lançada exclusivamente na plataforma Globoplay em 2021, a segunda temporada de Aruanas chega agora ao público geral repleta de alertas para problemas reais. Em Brasília, uma Medida Provisória que concede R$ 1 trilhão em renúncias fiscais a petroleiras passa a ser alvo da atuação das ativistas. A ONG, porém, vive um momento difícil, onde uma grave crise financeira obrigou suas líderes a aceitarem, com desconfiança, a ajuda financeira de Théo (Daniel de Oliveira), de família dona de frigorífico.

Em meio a isso tudo, a ONG Aruana é convidada pelo prefeito da cidade (fictícia) de Arapós, Enzo (Lázaro Ramos) a conferir os resultados de programas de sustentabilidade desenvolvidos na cidade, grande polo petroquímico. Natalie, porém, presencia o protesto suicida de Mauro (Lima Duarte) habitante da cidade que ateou fogo ao próprio corpo enquanto grita que “ninguém quer saber a verdade”.

“A série traz um tema que precisa estar na nossa pauta do dia a dia”, diz Lázaro Ramos, uma das estrelas da nova temporada. “E o mais legal é que ‘Aruanas’ faz isso cheia de tramas que envolvem relações amorosas, traições, decepções e atos de coragem. É um entretenimento de ótima qualidade”, afirma.

Após o protesto, a ONG passa então a investigar o que realmente ocorre em Arapós, ameaçando a aprovação da MP e indo contra os interesses de Robert Johnson (Joaquim de Almeida), bilionário investidor do setor petroleiro, que conta com a inescrupulosa lobista Olga (Camila Pitanga) para assegurar seus lucros em detrimento de qualquer regulação ambiental. O trailer oficial da temporada está aqui.

“Aruanas” é um original Globoplay, desenvolvido pelos Estúdios Globo em coprodução com a Maria Farinha Filmes. A segunda temporada da série é criada por Estela Renner e Marcos Nisti, escrita por Estela Renner, Marcos Nisti e Carolina Kotscho. A obra tem direção artística de André Felipe Binder e direção de Mariana Richard. A produção é de Isabela Bellenzani (TV Globo) e Mariana Oliva (Maria Farinha). A direção de gênero é de José Luiz Villamarim.

  • Gabriel Tussini

    Estudante de jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), redator em ((o))eco e interessado em meio ambiente, política e no que não está nos holofotes ao redor do mundo.

Leia também

Salada Verde
5 de setembro de 2019

Em comemoração ao Dia da Amazônia, série Aruanas é liberada por uma semana para público

Trama que conta as desventuras de três ativistas ambientais estava restrita somente para assinantes. As ativistas investigam atividades suspeitas de uma mineradora na Amazônia

Salada Verde
12 de julho de 2018

Imaflora lança série de vídeos sobre mudanças climáticas

Com uma linguagem de fácil compreensão, os vídeos chamam o usuário ao debate sobre assuntos como aquecimento global e emissão de gases de efeito estufa (GEE)

Salada Verde
26 de julho de 2018

“Vida de Pesquisador”: Instituto Mamirauá lança websérie

São doze episódios, e o destaque dessa semana é o pesquisador Emiliano Ramalho, que trocou as praias do Rio para ser um dos maiores especialistas em onças-pintadas do país

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.