Notícias

MMA divulga lista de novos membros do Conselho Nacional do Meio Ambiente

Nomes dos 114 titulares e seus suplentes foram publicados nesta segunda-feira. Apenas 75 das 673 entidades ambientais brasileiras participaram das eleições

Cristiane Prizibisczki ·
8 de maio de 2023

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) divulgou nesta segunda-feira (8) a lista dos novos membros do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), órgão consultivo e deliberativo do Sistema Nacional de Meio Ambiente.

São 114 integrantes, entre representantes de governos nas esferas municipal, estadual e federal, representantes de setores econômicos e da sociedade civil, além de indicações feitas pela União e pelo Congresso.

O número de representantes no Conselho é recorde. Na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, o órgão chegou a ter o número de membros reduzido de 96 para 23 e, antes da chegada de Lula ao Palácio do Planalto, estava com 36 integrantes.

Elitização do Conselho

Segundo o governo federal, além da inserção de representantes da comunidade indígena e populações tradicionais, a nova formação do Conselho, agora mais robusta, preza pela diversidade de raça e gênero entre seus membros.

O resultado das eleições, no entanto, não agradou as entidades da sociedade civil brasileiras ligadas ao meio ambiente. Apesar dos pedidos feitos por elas, o governo não aumentou o prazo do processo eleitoral, prejudicando a participação das entidades menores e menos estruturadas.

Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (PROAM), apenas 75 das 673 entidades cadastradas no país puderam votar.

“Como consequência, ocorreu um processo esvaziado, com prevalência de entidades mais estruturadas, provocando a elitização da representação, com segregação das entidades menores que não estão envolvidas em atividades econômicas, mas são as que mais exercem controle social em seus territórios”, disse a ((o))eco Carlos Bocuhy, presidente do PROAM.

Segundo ele, o processo precisa de revisão, com o estabelecimento de regras pelo próprio segmento ambientalista, como ocorria antes de 2019.

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Notícias
13 de março de 2023

Ambientalistas cobram prazos maiores para processo eleitoral no Conama

Em ofício enviado à ministra Marina Silva, entidades alegam que o período eleitoral, menor do que os anteriores a 2018, é insuficiente; inscrições de votantes e candidatos terminam hoje

Notícias
16 de março de 2023

Prorrogado até dia 27, prazo pra eleição do Conama ainda é considerado insuficiente

Mais de 200 entidades assinam pedido por pelo menos 50 dias para mobilização e recadastramento de ONGs para participar do processo eleitoral. Paridade na composição também é demanda do ambientalistas

Colunas
27 de fevereiro de 2023

Sociedade civil continua pouco representativa no Conama

Um sistema deliberativo dentro de um Estado Democrático de Direito Ecológico avançado como o Brasil não poderá funcionar sem plena participação social em matéria ambiental, evitando distorções decorrentes do desequilíbrio de forças

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.