“Sociedade civil pede que governo freie exploração de petróleo na foz do Amazonas” e mais
13 de abril de 2023
A foz do Amazonas é considerada a nova fronteira de exploração de petróleo e gás no país, apesar de sua importância biológica. Representantes de 80 organizações da sociedade civil enviaram, nesta quarta-feira (12), um documento a ministérios e órgãos do governo federal pedindo que o Executivo não emita a licença de extração de petróleo e gás na foz do Amazonas, enquanto estudos ambientais mais detalhados não forem realizados, assim como determina a lei.
Terceira maior baía do Pantanal, Chacororé chegou a perder mais da metade da cobertura de água em 2020 com a seca. Por conta da situação em que chegou a área úmida, o estado de Mato Grosso foi até mesmo processado pelo Ministério Público do Estado (MPMT). Três anos depois desse episódio, o ((o))eco viajou até Mato Grosso para acompanhar uma jornada que une ribeirinhos, pescadores, pesquisadores, entes públicos e órgãos ambientais estaduais na busca por respostas para a pergunta: como se restaura uma baía?
Conhece alguém que se interesse pela temática do meio ambiente?
Você pode sugerir a nossa curadoria clicando aqui.
Boa leitura!
Equipe ((o))eco
Ei! Você já faz parte do Whatsapp do ((o))eco?
Ele é mais um canal para você se manter atualizado das notícias do meio ambiente. Lá, você vai receber nossos boletins de áudio, reportagens imperdíveis e conteúdos sobre meio ambiente direto na palma da sua mão. E, toda segunda-feira, a sua semana começa com uma notícia positiva do nosso EcoCast!
Vem com a gente! Basta Clicar no banner da preguicinha para participar 👇🏾
Sociedade civil pede que governo freie exploração de petróleo na foz do Amazonas
Consumidores aceitam medidas para reduzir consumo de carne em prol do bem-estar animal
Videorreportagem | Como se restaura uma baía?
Como se restaura uma baía?
Indígenas cobram o arquivamento de projeto de hidrelétrica em Mato Grosso
Está gostando da nossa newsletter diária? Você pode receber todos os fins de semana a nossa Newsletter O Eco+ — mais completa e analítica — participando da nossa campanha de membros. Além disso, você ajuda a financiar o jornalismo ambiental independente. É só clicar abaixo para se inscrever.