Notícias

Sociedade civil pede que governo freie exploração de petróleo na foz do Amazonas

Oitenta organizações assinam documento enviado nesta quarta-feira (12) ao Executivo pedindo realização de estudos ambientais mais aprofundados na região

Cristiane Prizibisczki ·
12 de abril de 2023

Representantes de 80 organizações da sociedade civil enviaram, nesta quarta-feira (12), um documento a ministérios e órgãos do governo federal pedindo que o Executivo não emita a licença de extração de petróleo e gás na foz do Amazonas, enquanto estudos ambientais mais detalhados não forem realizados, assim como determina a lei.

A foz do Amazonas é considerada a nova fronteira de exploração de petróleo e gás no país, apesar de sua importância biológica. Em 2013, o governo brasileiro licitou a exploração de 12 blocos na região, entre eles o FZA-M-59, alvo do documento enviado ao governo. Até hoje nenhum obteve licença de operação para perfuração de poços, mas o FZA-M-59 é o que está com o processo mais avançado.

As organizações alertam que o licenciamento ambiental do bloco em questão apresenta lacunas e fragilidades que comprometem uma análise robusta do IBAMA sobre o caso e sobre a viabilidade desse tipo de atividade em toda a região da Foz do Amazonas. “Sem segurança técnica e jurídica para uma tomada de decisão, cabe ao governo brasileiro agir com precaução”, diz o documento.

Antes que a exploração de fato comece, as organizações pedem que a Petrobras –  atualmente detentora de 100% da licença – faça a Avaliação Ambiental de Área Sedimentar (AAAS), complete os estudos de modelagem de dispersão de óleo, garanta ações de resposta eficazes e transfronteiriças em casos de acidentes e ouça as comunidades afetadas.

A região da costa Amazônica é um território estratégico para a conservação da biodiversidade. O litoral do Amapá, Pará e Maranhão compreende regiões consideradas pelo Ministério do Meio Ambiente e da Mudança do Clima como sendo Áreas Prioritárias para a Conservação, Utilização Sustentável e Repartição dos Benefícios da Biodiversidade Brasileira, de relevância biológica “Extremamente Alta” e “Muito Alta”.

O rio Amazonas, elemento central desse sistema, representa o maior aporte de água continental nos oceanos e a maior descarga de sedimentos em suspensão, despejando anualmente 17% do total mundial. Toda essa pluma de sedimentos, rica em nutrientes, abastece até áreas do Caribe e ainda é considerada como um ecossistema de “carbono azul”, ou seja, que pode contribuir com o desejável balanço de CO2. Compõe esse ambiente, o Grande Sistema de Recifes do Amazonas, recentemente descrito, e cuja importância biológica apenas começa a ser vislumbrada. 

No documento, os signatários alertam para o fato de que a exploração do bloco 59 é só a porta de entrada de um projeto mais amplo, que pretende expandir a exploração e produção de petróleo e gás natural em toda Margem Equatorial Brasileira.

“O governo brasileiro necessita se comprometer coerentemente com a agenda climática e de biodiversidade, o que perpassa pela necessidade de repensar os investimentos em combustíveis fósseis nos próximos anos. É isso que se espera de um país que tem se colocado no ambiente global e nacional como comprometido com a pauta socioambiental”, diz o documento.

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Reportagens
31 de março de 2023

O petróleo não pode ser deles

Petrobras quer explorar foz do Amazonas mesmo sem uma Avaliação Ambiental de Área Sedimentar que verifique se a área está apta

Notícias
29 de setembro de 2020

Petrobras assumirá a exploração dos blocos na Foz do Rio Amazonas

Após quatro rejeições do Ibama, petroleira francesa renuncia a operação na perfuração na bacia e estatal brasileira vai tentar licença ambiental novamente

Análises
7 de outubro de 2021

A quem interessa arriscar um tesouro?

A temerária tentativa de explorar petróleo nas imediações de Fernando de Noronha e do Atol das Rocas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Paulo Schievenin diz:

    Isso é Brasil, quanta demora em ir adiante. 80 entidades que querem acabar com a perspectiva de sermos ainda mais auto suficientes em petróleo. Quem eles são para definir o nosso futuro,não deviam interferir assim na economia de um pais.