Notícias

Estranho aliado

As centenárias florestas nativas de araucária no Chile ganharam um protetor inusitado. É a Home Depot, uma empresa americana que detém o título de maior varejista de madeira do mundo. Há 4 anos, debaixo de uma ofensiva de ambientalistas que incluiu piquetes e passeatas na frente de suas lojas nos Estados Unidos, a empresa resolveu adotar estratégia para só comprar madeira de fornecedores que tivessem certificação de manejo ambiental. Viu que seria impossível, dessa maneira, suprir toda a demanda anual de seus consumidores. Chamou seus críticos, os ambientalistas, e com sua ajuda foi ela própria certificar seus fornecedores ao redor do mundo. A Home Depot não tem do que se arrepender com a decisão que tomou, relata o The Wall Street Journal (só para assinantes). Não gastou um centavo a mais de seu orçamento para ter madeiras colhidas de forma "limpa", seus consumidores adoram a novidade e seus executivos se sentem orgulhosos, achando que estão fazendo o bem. O texto é longo, demora 10 minutos para ser lido, mas vale à pena.

Manoel Francisco Brito ·
6 de agosto de 2004 · 21 anos atrás

Leia também

Notícias
19 de dezembro de 2025

STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas

Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas

Análises
19 de dezembro de 2025

Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal 

Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção

Reportagens
19 de dezembro de 2025

Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional

Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.