Notícias

Crise de água na Ásia

Excesso e falta. Segundo especialistas, esse é o resultado do aquecimento sobre a disponibilidade de água no sul da Ásia. A vida dos habitantes e agricultores locais está virando um inferno. Os grandes rios da região, como o Ganges, são alimentados pelas geleiras do Himalaia que, devido ao calor, estão encolhendo rapidamente e reduzindo o suprimento d’água. No curto prazo, o fenômeno causa o efeito oposto. Esse rápido degelo transborda lagos que causam enchentes terríveis. Segundo previsões feitas pelo programa ambiental das Nações Unidas, cerca de 40 lagos himalaicos romperão nos próximos anos. Environmental News Network (gratuito).

Eduardo Pegurier ·
2 de dezembro de 2004 · 22 anos atrás
  • Eduardo Pegurier

    Mestre em Economia, é professor da PUC-Rio e conselheiro de ((o))eco. Faz fé que podemos ser prósperos, justos e proteger a biodiversidade.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
5 de junho de 2026

Últimos dias de chamada para criação de curso de capacitação de gestores de UCs

Edital da UNESCO busca propostas de consultoria para desenvolver e ministrar curso semipresencial de capacitação de gestores públicos de unidades de conservação

Salada Verde
5 de junho de 2026

Pesquisa expõe risco de extinções em cascata entre morcegos e parasitas

Estudo aponta que espécies de moscas ectoparasitas correm risco de desaparecer junto com seus hospedeiros ameaçados

Análises
5 de junho de 2026

Como uma árvore da época colonial se tornou esperança para um papagaio ameaçado

Com frutos que alimentam a ave e cavidades que servem de ninho, o guanandi ocupa um papel central na manutenção das populações de papagaio-de-cara-roxa

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.